O Banco Central, numa tentativa de se defender, enviou um parecer ao STF a fim de argumentar sobre a continuidade da emissão de cédulas de R$ 200.
De acordo com o BC, parar com o processo de produção da nota pode resultar em prejuízos para a população, que vem aumentando a necessidade de mais dinheiro em espécie desde o começo da pandemia da Covid-19.
O parecer foi encaminhado para a Ministra Cármen Lúcia, relatora no Supremo de uma ação apresentada pelos partidos Rede, Podemos e PSB. A ação ia contra a produção da nova nota.
Em documento, procuradores do Banco Central disseram que o lançamento da nota de 200 reais se encontra previsto para a próxima quarta-feira, dia 2.
Até tal data, a Casa da Moeda do Brasil está para fazer a entrega de 20 milhões de cédulas de 200 reais para o banco. O custo total foi de 6,5 milhões de reais.