Política
Celina Leão desafia STF e defende Bolsonaro: “Não pode cumprir pena na Papuda”

Papuda não atende exigências médicas e de segurança para abrigar Bolsonaro, diz Celina Leão
A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP), declarou que o Complexo Penitenciário da Papuda não possui estrutura suficiente para receber o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), caso o Supremo Tribunal Federal (STF) determine o cumprimento de pena em regime fechado.
Em entrevista ao SBT News, Celina destacou que o ex-presidente requer cuidados específicos de saúde e alimentação, além de medidas de segurança compatíveis com sua condição. “A Papuda não tem condição de receber o Bolsonaro. Ele precisa de uma dieta especial, tem idade avançada, trata-se de um ex-presidente. Se for bem cuidado, vai ter uma vida prolongada”, afirmou.
O Governo do Distrito Federal enviou um ofício ao ministro Alexandre de Moraes relatando as limitações da unidade prisional e solicitando um laudo médico para avaliar se o local seria adequado. A requisição, feita pelo governador Ibaneis Rocha (MDB), foi rejeitada por Moraes, sob a justificativa de que o pedido foi apresentado fora do momento processual apropriado.
A vice-governadora ainda reforçou que a penitenciária não dispõe de estrutura para atender às exigências médicas do ex-presidente. “Não temos condições de preparar a alimentação especial que ele necessita por causa das cirurgias. E, mesmo nas alas mais isoladas, as condições não são apropriadas para um ex-presidente da República”, acrescentou Celina, que se prepara para disputar o governo do DF em 2026 com o apoio de Ibaneis.
A discussão ocorre enquanto a Primeira Turma do STF conclui a sessão virtual sobre os embargos apresentados pela defesa de Bolsonaro, referentes à condenação por tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito. Os ministros já rejeitaram, por unanimidade, as contestações da defesa.
Com o trânsito em julgado, o ministro Alexandre de Moraes poderá determinar o início da execução da pena de 27 anos e 3 meses em regime fechado, além de decidir o local onde ela será cumprida.
Entre as alternativas avaliadas, além da Papuda, estão:
- Superintendência da Polícia Federal, em Brasília;
- Instalação militar, devido à condição de capitão reformado do Exército.
Atualmente, Bolsonaro cumpre prisão domiciliar de natureza preventiva. A defesa só poderá requerer a manutenção nesse regime após a decretação da pena definitiva.
Você também vai se interessar por:
Gleisi tenta barrar projeto que classifica facções como terroristas
Lula rompe silêncio, critica operação no Rio e exige investigação da PF
Achadinhos VIPs do dia:
Produtos com frete grátis que estão esgotando em minutos!
Garanta os seus agora: achadinhosvipsbr.com.br
