Desafetos no STF, Gilmar Mendes faz revelação contundente sobre Joaquim Barbosa

Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, resolveu se manifestar sobre seu ex-colega de Tribunal, Joaquim Barbosa.

Um dos mais polêmicos magistrados da mais alta instância do Poder Judiciário brasileiro, ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), resolveu se expressar contundentemente em relação ao seu ex-colega de Tribunal e postulante ao cargo de presidente da República na próxima eleição presidencial deste ano, Joaquim Barbosa.

Vale ressaltar que durante o período em que ex-ministro Joaquim Barbosa foi membro integrante da Suprema Corte brasileira, ambos tiveram duros “embates”, relacionados a diversos temas considerados altamente relevantes e que acarretaram fortes discussões. Entretanto, esses episódios fizeram que em diversos momentos, tanto o ministro Gilmar Mendes, quanto o ex-ministro Joaquim Barbosa, demonstraram forte antipatia entre si, tornando-se, demasiadas vezes, grandes desafetos no Plenário do Supremo Tribunal Federal.

Manifestação ‘polêmica’ sobre Joaquim Barbosa
Durante participação em uma entrevista concedida ao apresentador José Luiz Datena, exibida na tarde deste sábado (05) no programa “Brasil Urgente”, o ministro Gilmar Mendes fez uma análise da possibilidade de que o ex-ministro do STF, Joaquim Barbosa, possa concorrer ao próximo pleito eleitoral em 2018, ao postular-se como possível candidato ao cargo de presidente da República. Vale ressaltar que o ex-ministro Joaquim Barbosa julgou juntamente com os outros ministros do Supremo, o caso da compra de votos de parlamentares durante meados de 2005, o denominado escândalo do “Mensalão” do PT.

O escândalo supra-citado acabou sendo precursor de um esquema de corrupção gigantesco; o “Petrolão”. Este último acabou sendo alvo de investigações da maior operação anticorrupção em toda a história do país, a Operação Lava Jato, da Policia Federal.

A força-tarefa é conduzida em primeira instância pelo juiz Sérgio Moro, a partir da décima terceira Vara Criminal da Justiça Federal de Curitiba, no estado do Paraná.

Durante a entrevista realizada para o programa do apresentador Datena, Mendes afirmou que encara com “imensa dificuldade” a possibilidade de que Joaquim Barbosa concorra à Presidência. Gilmar Mendes foi categórico ao afirmar que “do que conhece de Joaquim Barbosa, o vê com muita dificuldade em atuar na vida política”. Gilmar Mendes, no entanto, disse que confia na “capacidade de propósitos” do ex-ministro que se filiou no Partido Socialista Brasileiro (PSB), em meados do mês de abril passado e que reitera que haja a necessidade de uma indispensável “flexibilidade de dialogar”. Gilmar Mendes acredita que Joaquim Barbosa teria uma enorme dificuldade de diálogo.

Via:blastingnews

     

Gostou? Compartilhe!

  • 2.6K
    Shares