Política
Justiça dá 20 dias para governo Lula justificar uso de verba pública com viagens de Janja
Justiça dá prazo para governo Lula explicar gastos milionários de Janja no exterior
A Justiça Federal do Distrito Federal determinou que o governo Lula apresente, em até 20 dias, explicações formais sobre os gastos públicos com as viagens internacionais da primeira-dama, Janja Lula da Silva. A decisão foi proferida nesta segunda-feira (19) pela 9ª Vara Federal Cível da Seção Judiciária do DF, no âmbito de uma ação judicial que questiona o uso de recursos do Tesouro Nacional para custear as despesas da esposa do presidente.
O processo foi movido pelo vereador Guilherme Kuhl (Novo-PR) e pelo advogado Jeffrey Chiquini. Ambos pedem a suspensão imediata de diárias, passagens e demais despesas relacionadas às viagens de Janja ao exterior. Os autores da ação também solicitam o reconhecimento da ilegalidade das viagens realizadas a Nova York, Roma, Paris e Rússia, alegando ausência de respaldo legal e desvio de finalidade na utilização dos recursos públicos.
Apesar de negar o pedido de liminar para a suspensão imediata dos repasses, o juiz Leonardo Tavares Saraiva autorizou o andamento da ação. Ele também determinou que a União e a primeira-dama sejam citadas para apresentar defesa, além de intimar o Ministério Público Federal a acompanhar o caso.
A controvérsia reacende o debate sobre o papel institucional do cônjuge presidencial e os limites legais para o uso de verbas públicas em atividades de representação simbólica ou diplomática.
Em abril, a Advocacia-Geral da União (AGU) publicou um parecer defendendo que o cônjuge do presidente exerce uma função pública indireta, com permissão para atuar em eventos oficiais de interesse do governo, com caráter simbólico, cultural, social e diplomático. O documento foi solicitado pela Casa Civil para padronizar a atuação da primeira-dama em agendas oficiais.
Mesmo com o parecer da AGU, a atuação internacional de Janja segue gerando críticas no Congresso. Ao menos dez requerimentos foram protocolados na Câmara dos Deputados questionando sua presença em viagens à China e à Rússia. A polêmica ganhou força após a primeira-dama participar de conversas com o presidente chinês, Xi Jinping, abordando temas como a regulação do TikTok.
Na semana passada, o presidente Lula saiu em defesa da esposa. Ele classificou as críticas como “desrespeitosas” e afirmou que Janja tem representado o Brasil em agendas sociais e culturais no exterior.
📲 Para mais notícias e análises exclusivas, entre no nosso canal VIP de informações políticas. 👉 [Clique aqui e participe!]
Leia Também:
Rombo bilionário! Correios afundam no pior prejuízo em quase 10 anos! Saiba por quê
Janja causa crise na China e abafa acordos bilionários de Lula
-
Política4 dias ago
Governo Lula pede ao STF a suspensão de processos que cobram devolução por fraudes no INSS
-
Economia3 dias ago
Escândalo Fiscal: Lula gasta R$ 324 bilhões fora da meta fiscal
-
Política7 dias ago
Mauro Cid cai em contradição e defesa de Bolsonaro reage com áudio explosivo
-
Economia5 dias ago
MP polêmica: governo Lula publica medida que eleva impostos de forma agressiva
-
Política4 dias ago
Gilmar Mendes diz que ministros do STF admiram o regime chinês
-
Política4 dias ago
Governo Lula corta verbas e enfraquece combate ao tráfico e facções criminosas.
-
Política6 dias ago
O Que Bolsonaro Disse ao STF? Declarações Impactantes no Inquérito do Suposto Golpe
-
Política3 dias ago
Delação em risco: Revista Veja expõe suposta mentira de Mauro Cid ao STF
-
sem categoria6 dias ago
Tentaram de tudo! Interrogatório de Bolsonaro chega ao fim e as narrativas estão destruídas
-
Política5 dias ago
Zanin acompanha maioria do STF e vota por regular redes sociais
-
Política7 dias ago
Moraes ironiza pedido de advogado de Augusto Heleno
-
Política6 dias ago
Em resposta ao STF, Bolsonaro reforça que reunião com embaixadores é prerrogativa presidencial