Lula pode ser multado por propaganda eleitoral antecipada

A Procuradoria Eleitoral solicitou uma multa ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por propaganda eleitoral antecipada na Internet, visando as eleições presidenciais previstas para 2018, de acordo com informações divulgadas na sexta-feira (17) pelas fontes oficiais.
A solicitação foi realizada pelo vice-procurador-geral Eleitoral, Nicolao Dino, ao Tribunal Superior Eleitoral e também incluiu ao deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ).
Na ação, Nicolao Dino não especificou um valor específico de multa para cada um, mas a lei estabelece que esta quantia pode variar entre R$ 5 mil e R$ 25 mil “ou equivalente ao custo da propaganda irregular, se este for maior”.

O vice-procurador se refere a vários vídeos publicados no YouTube onde fazem referência às eleições presidenciais previstas para outubro de 2018 e são defendidas as candidaturas de Lula e Bolsonaro, que, segundo a procuradoria, tinham conhecimento prévio das gravações.

No caso do ex-presidente, a procuradoria menciona um vídeo onde o líder político pratica atividade física e aparecem mensagens como “Lula 2018” e “Eu tô voltando”, o que, segundo o órgão, constitui uma “peça de publicidade”, que já somou mais de 20 mil visualizações.

Para o órgão, esse número “revela o amplo alcance social e a possibilidade de captação antecipada de votos, situação que acarreta desequilíbrio da campanha eleitoral”.

 

Fonte https://www.terra.com.br/noticias/brasil/politica/procuradoria-pede-multa-para-lula-por-propaganda-eleitoral-antecipada,718d2c6efabfb0e3830c8952f6871b0d1pt7568r.html