Política
Em discurso polêmico, Lula fala em taxar super-ricos e imposto sobre multinacionais

Lula propõe imposto global sobre multinacionais e taxação de super-ricos durante COP30
Durante a plenária da Cúpula de Líderes da COP30, realizada nesta sexta-feira (7) em Belém (PA), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu a criação de um imposto global voltado a empresas multinacionais e a taxação das grandes fortunas. O discurso reforça a agenda ideológica do governo petista, focada em redistribuição de riqueza e maior intervenção econômica.
Lula afirmou que é “legítimo” cobrar mais dos indivíduos e empresas que mais poluem e contribuem para o agravamento das mudanças climáticas. Segundo ele, os mais ricos são responsáveis por grande parte das emissões de carbono no mundo.
“Um indivíduo pertencente ao 0,1% mais rico do planeta emite, em um único dia, mais carbono do que os 50% mais pobres da população mundial durante um ano inteiro. É legítimo exigir dessas pessoas uma maior contribuição”, declarou.
Ao defender a cobrança sobre corporações globais e fortunas, Lula argumentou que os recursos arrecadados poderiam ser direcionados a ações climáticas. Também reiterou que o combate à crise ambiental exige cooperação internacional.
“A Terra é única. A humanidade é uma só. A resposta tem de vir de todos, para todos”, afirmou, destacando a importância do multilateralismo.
Ainda em seu discurso, o presidente criticou o atual modelo de financiamento climático. Segundo ele, os países em desenvolvimento recebem poucos recursos e, na maioria das vezes, em forma de empréstimos com juros, o que considerou “injusto”.
“Não faz sentido, ético ou prático, demandar a países em desenvolvimento que paguem juros para combater o aquecimento global”, completou.
A reunião antecipou temas centrais da COP30, que ocorrerá oficialmente entre os dias 10 e 21 de novembro. Entre os assuntos abordados estavam a meta de redução de emissões, financiamento climático e os dez anos do Acordo de Paris, pacto firmado para limitar o aquecimento global a 1,5°C.
Você também vai se interessar por:
Gleisi tenta barrar projeto que classifica facções como terroristas
Lula rompe silêncio, critica operação no Rio e exige investigação da PF
Achadinhos VIPs do dia:
Produtos com frete grátis que estão esgotando em minutos!
Garanta os seus agora: achadinhosvipsbr.com.br
