Economia
Banco Central libera Pix Automático: entenda como vai funcionar

Pix Automático será lançado oficialmente com promessa de praticidade e zero tarifas
O Banco Central confirmou que o Pix Automático será oficialmente lançado no próximo dia 4 de junho, em evento marcado para São Paulo. A nova funcionalidade foi projetada para facilitar pagamentos recorrentes, como contas de água, luz, telefone, condomínio, escola e plano de saúde. O presidente do BC, Gabriel Galípolo, estará presente na apresentação, ao lado de outros diretores e representantes do setor financeiro.
A principal inovação do Pix Automático é a automatização dos pagamentos, semelhante ao débito automático, mas com maior praticidade. Após autorização prévia do cliente, as cobranças serão realizadas automaticamente, sem necessidade de repetidas autorizações.
Vantagens do Pix Automático para usuários e empresas
Segundo o Banco Central, a nova modalidade traz benefícios relevantes tanto para consumidores quanto para empresas:
- Gratuidade para pessoas físicas: Não haverá cobrança de tarifas.
- Transações instantâneas, com mais agilidade no pagamento.
- Ampla aceitação, com maior alcance do que o débito automático tradicional.
- Facilidade no agendamento de contas recorrentes.
- Redução da inadimplência e dos custos operacionais para empresas.
O BC acredita que, ao unir agilidade e gratuidade, o Pix Automático poderá atrair um público ainda maior que o do modelo tradicional de débito.
Como será feita a adesão ao Pix Automático
O processo será simples. O cliente interessado deverá apenas comunicar à empresa prestadora de serviço seu desejo de aderir ao Pix Automático. A empresa enviará uma notificação com a proposta de pagamento, que poderá ser autorizada pelo usuário de forma prática e rápida.
Para pessoas físicas, os bancos serão obrigados a oferecer o serviço, sem custo. Já para pessoas jurídicas, caberá aos bancos decidirem se irão ou não disponibilizar essa funcionalidade.
O evento de lançamento contará com a presença de Gabriel Galípolo e dos diretores Renato Gomes, Gilneu Vivan, Izabela Correa, além do presidente da Zetta, Eduardo Lopes.
📲 Para mais notícias e análises exclusivas, entre no nosso canal VIP de informações políticas. 👉 [Clique aqui e participe!]
Leia Também:
Vídeo Chocante: Macron Leva Tapa da Esposa em Público e Explicação Gera Polêmica
Lula Não Esperava por Essa: Comandante da Marinha Derruba a Farsa do Golpe
-
Política4 dias ago
Governo Lula pede ao STF a suspensão de processos que cobram devolução por fraudes no INSS
-
Economia2 dias ago
Escândalo Fiscal: Lula gasta R$ 324 bilhões fora da meta fiscal
-
Política6 dias ago
Mauro Cid cai em contradição e defesa de Bolsonaro reage com áudio explosivo
-
Economia4 dias ago
MP polêmica: governo Lula publica medida que eleva impostos de forma agressiva
-
Política4 dias ago
Gilmar Mendes diz que ministros do STF admiram o regime chinês
-
Política4 dias ago
Governo Lula corta verbas e enfraquece combate ao tráfico e facções criminosas.
-
Política6 dias ago
O Que Bolsonaro Disse ao STF? Declarações Impactantes no Inquérito do Suposto Golpe
-
Política3 dias ago
Delação em risco: Revista Veja expõe suposta mentira de Mauro Cid ao STF
-
sem categoria6 dias ago
Tentaram de tudo! Interrogatório de Bolsonaro chega ao fim e as narrativas estão destruídas
-
Política5 dias ago
Zanin acompanha maioria do STF e vota por regular redes sociais
-
Política6 dias ago
Moraes ironiza pedido de advogado de Augusto Heleno
-
Política6 dias ago
Em resposta ao STF, Bolsonaro reforça que reunião com embaixadores é prerrogativa presidencial