Por que ‘O Mecanismo’ da Netflix incomoda tanto Lula e Dilma Rousseff?

Gostou? Compartilhe!

Estrelada por Selton Mello, a série é um dos assuntos mais polêmicos na internet

O futuro do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na disputa das eleições deste ano ainda é incerto, mas reviver o passado de sua vida como mandatário do país o incomoda muito, pelo menos na ficção. O petista está revoltado com a série ‘O Mecanismo’, da Netflix, estrelada por Selton Mello e produzida e dirigida por José Padilha, nome que assinou o premiado ‘Tropa de Elite’ no cinema e ‘Narcos’ na mesma plataforma de streaming.

Inspirada na ‘Lava Jato’, a série é baseada em fatos reais, mas a trama é fictícia, porém, “qualquer semelhança com a realidade não é mera coincidência”, e é nesse ponto que o ex-presidente Lula se sente incomodado com ‘O Mecanismo’ a ponto de ameaçar processar a Netflix.

Embora o presidente da República na história atenda pelo nome de João Higino e a sua sucessora Dilma Rousseff (PT) na série se chame Janete Ruscov, fica clara a semelhança com os dois políticos nas falas, timbre de voz e trejeitos dos personagens.


“Vamos processar a Netflix”, afirma Lula
Durante o evento de encerramento de sua caravana pelo Sul do País em Curitiba na noite da última quarta-feira (28) em Curitiba, o ex-presidente disse que pretende processar a empresa e o diretor da série, José Padilha. “Não vou aceitar isso. Vamos processar a Netflix”, disse ele.

 

Dilma Rousseff também criticou o streaming em seu perfil no Twitter, afirmando que a mentira tem perna curta e chamou a produção de ‘O Mecanismo de Fake News’, porque alguns fatos estariam sendo distorcidos na trama, como o caso Banestado, ocorrido nos anos 90 durante o governo do presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB).


Personagem de Selton Mello foi inspirado em delegado
O personagem Marco Ruffo, interpretado pelo ator Selton Mello, que na série é o primeiro policial envolvido em todo o processo que depois daria início à Operação Lava Jato, realmente existe. Segundo ele, o agente da Polícia Federal que ele vive na trama foi inspirado no delegado Gerson Machado.

Ruffo é um homem com sede de justiça, mas que perde o controle em função de tantas irregularidades encobertas por pessoas que deveriam estar agindo a favor da lei. Já no início de ‘O Mecanismo’ a figura central da investigação é o doleiro Roberto Ibrahim (Enrique Diaz), inspirado livremente em Alberto Youssef. A Netflix não anunciou se vai produzir mais uma temporada da atração que hoje está entre as mais vistas no catálogo de lançamentos.

Via: blastingnews


Gostou? Compartilhe!