Possibilidade de Moro assumir cargo no Supremo desagrada ministros de cortes superiores

Painel da Folha evidenciou que ministros de corte superiores não se agradam com indicação de juiz de primeira instância no mais importante tribunal.

Nesta última terça-feira, 23 de outubro, o painel da Folha de S.Paulo evidenciou que ministros de cortes superiores não estariam gostando da indicação do juiz federal Sérgio Moro, da 1° instância, em assumir cargo como ministro no Supremo Tribunal Federal.

As especulações em torno do juiz, que se tornou famoso por comandar a maior operação anti-corrupção do Brasil, a Lava Jato, vieram do candidato à Presidência do Brasil, Jair Bolsonaro. Com a possível vitória do capitão reformado, Bolsonaro sinalizou a escolha de Moro ao Supremo.

A Folha evidenciou que um magistrado, cujo nome não foi revelado em reportagem, teria dito que não é “normal” a indicação de um juiz de primeira instância para um alto cargo.

É comum que quando há escolha de novos ministros para o mais importante tribunal do país, a disputa se dê entre desembargadores de tribunais regionais ou entre ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Um juiz evidenciou, segundo a Folha, que colocar um juiz de primeira instância na disputa seria como colocar um “soldado comandando generais”.

A indicação de Bolsonaro também cria tensão entre ministros do STJ, pois muitos sonham em um dia fazerem parte da Suprema Corte.

Bolsonaro quer ligar para Sérgio Moro
O portal O Antagonista comentou sobre uma entrevista de Bolsonaro para o SBT. O candidato do PSL foi questionado sobre colocar Sérgio Moro no Supremo. Com isso, Bolsonaro disse que gostaria de colocar no Supremo alguém que tenha o perfil de Moro.

Por outro lado, Bolsonaro disse que nunca conversou com o juiz federal e se convidá-lo agora, não faz ideia da resposta do juiz.

Bolsonaro enfatizou que depois das Eleições, ele ligará para Sergio Moro.

O candidato do PSL aparece com ampla vantagem na disputa eleitoral do segundo turno. Bolsonaro está com 18 pontos na frente do candidato do PT, Fernando Haddad, segundo pesquisa do Datafolha.

Juiz Sérgio Moro
O juiz federal ficou conhecido pela sua forma de conduzir as investigações da Operação Lava Jato. Moro foi responsável por dar a sentença que colocou o ex-presidente Lula na cadeia.

Segundo o portal Estadão, Moro aceitaria o convite de assumir cargo como ministro do Supremo caso seja convidado. Após isso, o presidente do PSL afirmou que o juiz é um dos nomes que estão na vista de Bolsonaro.

O próximo dia 28 de outubro será decisivo. O próximo presidente do Brasil terá o papel de indicar até dois ministros para a Corte, devido as aposentadorias de Celso de Mello e Marco Aurélio Mello.

Via: Blastingnews

Compartilhe em Suas Redes Sociais