Sérgio Moro, trabalho e honestidade que mudaram a história do Brasil! – News Atual
Connect with us

política

Sérgio Moro, trabalho e honestidade que mudaram a história do Brasil!

Nascido em Maringá, cidade situada no estado do Paraná, no ano de 1972 Sérgio Fernando Moro nasceu e muitos não imaginavam que aquele menino seria capaz de mudar a história de um país inteiro.

 

Uma missão que lhe foi dada muitos anos depois o levaria a ser reconhecido no mundo todo por sua luta contra um esquema de corrupção intrínseca a política nacional de barganhas nacionais, entre mega empresários e políticos que se perpetuação no Brasil a muito a décadas.

 

O que talvez muitos ainda não saibam é que o homem por trás da Torga tinha um passado marcado pelo esforço e conquistas nos estudos e em sua carreira profissional.

 

Elaboramos aqui uma matéria especial sobre a vida e obra vitoriosa do agora ministro da justiça indicado no governo Bolsonaro.

 

Entenda todos os caminhos que levaram o ex-magistrado a conquistar vitórias importantíssimas não só em sua carreira, mas na vida de todos os brasileiros, descubra!

Preparo e conquistas em sua formação

A fama que ganhou como magistrado com o julgamento de processos da operação lava jato é a ponta de toda uma história de esforços e conquistas na área acadêmica, poucas pessoas conhecem os seus títulos e muitos ainda questionam a sua capacidade quanto magistrado.

 

Claramente esses questionamentos pretendem deslegitimar as decisões de um dos juízes mais bem preparados do Brasil.

 

O juiz Sérgio Moro tem um currículo acadêmico de dar inveja a qualquer um e por isso fizemos questão de trazer o detalhamento dos títulos conquistados até chegar aos holofotes da mídia com sua postura íntegra na operação lava jato.

Filho de professor universitário moro passou no vestibular ainda muito jovem e fez graduação, mestrado e doutorado pesquisando temas com ênfase em crimes fiscais e corrupção em universidades públicas do estado do Paraná.

 

Após concluir o doutorado ele fez especialização em Harvard, rompendo um paradigma de que a formação no curso de direito não tem vigência nem respeito em outro país.

 

Passou em um dos concursos públicos mais disputados do país quando concorreu a uma vaga para o cargo de Juiz Federal da quarta regional da justiça Federal no estado do Paraná, sendo efetivado na primeira instância de Curitiba.

 

Moro ainda fez diversos cursos de qualificação contra crimes de natureza corrupta nos Estados Unidos.

 

Com um currículo tão grande como esse realmente está refutado como provas cabais as falácias da esquerda que o tempo todo tentam deslegitimar o juiz, contrariados com a condução e condenação conduzidas pelo juízo no processo contra o ex-presidente Lula.

Processos mais famosos

Conhecido por sua postura reservada e sentenças firmes contra crimes de corrupção Sérgio Moro atuou com transparência em todos os processos que lhe foram designados.

 

Ele esteve presente nas últimas investigações mais importantes para o país e que trouxeram não só o retorno de parte do dinheiro desviado em ações inescrupulosas.

 

Mas trouxeram um sentimento que a muito tinha sido deixado de lado, esquecido por muitos os brasileiros que era aquele sentimento de impunidade para os mais ricos.

 

Sua atuação como juiz Federal foi importante na sentença de crimes como o que ficou conhecido Mensalão (próprias pagas a políticos para aprovar projetos favoráveis ao governo).

 

Operações como a Farol colina, chegando então, a Lava jato onde ficou conhecido e famoso mundialmente por sua maneira célere e firmeza no julgamento.

 

Desde a fase de recolhimento de provas, passando pela quebra de sigilos de parte do processo até a sentença e expedição de mandado de prisão.

As ruas e os movimentos em favor da lava jato

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Todos esses processos que estavam sobre sua responsabilidade tiveram como percalços a forte mobilização política e de movimentos partidários que por medo de serem mais cedo ou mais tarde réus em ações que pudessem cair nas mãos do juiz Sérgio Moro.

 

Promoveram uma verdadeira perseguição não só do ponto de vista jurídico com inúmeros truques para tentar confundir e desviar a opinião pública contra as ações, recursos e embargos eram arbitrados com uma frequência quase absurda  visando atrasar o processo.

 

O que se viu de fato foi uma corrida de movimentos partidários que lançaram calúnias e fake News para confundir a opinião do povo sobre o processo.

Tanta oposição forte por parte da esquerda e das organizações ligadas a partidos políticos foi aos poucos dando lugar a um forte clamor popular que foi se mobilizando aos poucos de maneira voluntária pelos cidadãos brasileiros que já estavam fartos de tanta roubalheira.

 

Manifestações apartidárias em favor da operação lava jato e de apoio ao juiz Sérgio Moro ganharam forças em todo o país.

 

Isso junto com a insatisfação popular quanto a condução política do país fortaleceu ainda mais a operação que mesmo sendo realizada em um momento de muito caos no cenário político ante e pós impeachment não tiveram suas ações tão prejudicadas por onde influência de instâncias políticas.

 

Desta forma movimentos como Vem pra rua e MBL trouxeram para Sérgio Moro.

 

Para todos os procuradores, agentes do ministério público e Polícia Federal a confiança de estar no caminho certo, cumprindo o dever de livrar a sociedade brasileira do estigma da corrupção endêmica ao sistema político nacional.

Reconhecimento e prestígio internacional

Apesar de ter então conquistado a admiração e também uma militância favorável ao desenvolvimento de seu trabalho da forma tal como estava fazendo.

 

O juiz preferia ainda não se envolver ou não se deixar levar pelas ruas e durante inúmeras entrevistas sempre fez questão de salientar, suas decisões não estavam pensadas em nenhuma vontade para opinião pública, seja ela a direita ou à esquerda.

 

Mesmo sendo agora, objeto de inspiração e admiração dos brasileiros íntegros e trabalhadores manteve-se distante das polêmicas, e com sua imparcialidade implacável, conquistou o reconhecimento internacional conquistando alguns prêmios internacionais importantes.

Esses mesmos movimentos que apoiavam Moro e que iam para as ruas pedindo um Brasil melhor e livre de corrupção passaram a se mobilizar ainda mais fortemente nas frentes políticas.

 

Em consequência disso, as eleições de 2018 foi a confirmação democrática do povo sobre as ações de combate a corrupção.

 

Sendo que muitos candidatos que declararam apoio a penas mais rígidas, o Moro e a lava jato tiveram votação muito expressivas, culminando paralelamente na eleição do Presidente Jair Bolsonaro, que reconhece Sérgio Moro e sua importância no cenário jurídico para a história nacional e o convida para ser Ministro da Justiça.

 

Após reunião onde foram acertadas as pautas possíveis e divergências, o então Magistrado Juiz Sérgio Moro aceita a indicação e a partir de 2019 tomará posse de um ministério que atuará em prol de uma justiça mais firme.

 

Indicação de leis mais firmes e ações de combate a corrupção e crime organizado, um desafio ainda maior para o célebre garoto de Maringá que agora tem a missão de levar a justiça a um patamar ainda não alcançado no Brasil, fazer a justiça melhorar a vida dos brasileiros.

 

E encerramos aqui com aspas para dar voz a o homem que foi capaz de quebrar a roda da corrupção.

“No entanto, a perspectiva de implementar uma forte agenda anticorrupção e anti-crime organizado, com respeito à Constituição, à lei e aos direitos, levaram-me a tomar esta decisão.”

Compartilhe em Suas Redes Sociais