“Só a pressão popular pode manter Lula preso e a Lava Jato funcionando” previu Sergio Moro

O ANTAGONISTA:

O jurista Adilson Dallari — o não petista da família — disse a O Antagonista que “só a pressão popular pode manter Lula preso e a Lava Jato funcionando”.

Ele lembra que o próprio Sergio Moro previa as reações hoje em curso quando escreveu, em 2004, o artigo “Considerações sobre a Operação Mani Pulite” para a revista CEJ, do Conselho da Justiça Federal.

À época, o juiz federal de Curitiba disse:

“É ingenuidade pensar que processos criminais eficazes contra figuras poderosas, como autoridades governamentais ou empresários, possam ser conduzidos normalmente, sem reações. Um Judiciário independente, tanto de pressões externas como internas, é condição necessária para suportar ações dessa espécie. Entretanto, a opinião pública, como ilustra o exemplo italiano, é também essencial para o êxito da ação judicial.”

“Talvez a lição mais importante de todo o episódio seja a de que a ação judicial contra a corrupção só se mostra eficaz com o apoio da democracia. É esta quem define os limites e as possibilidades da ação judicial. Enquanto ela contar com o apoio da opinião pública, tem condições de avançar e apresentar bons resultados.”

Créditos: republicadecuritiba.net

     

Gostou? Compartilhe!

 

     

Siga-nos no Twitter!