URGENTE: REBELIÃO NO RJ Agentes são feitos reféns.


Polícia Militar foi chamada para ajudar a conter uma rebelião após uma tentativa de fuga no presídio Milton Dias em Japeri, na Baixada Fluminense. Agentes penitenciários foram feitos reféns por homens armados no interior do presídio. Quatro foram liberados e um número de agentes que não foi especificado pela Seap ainda permanecia sob domínio dos detentos por volta das 22h09.

Os agentes foram abordados durante contagem dos presos, por detentos com dois revólveres e uma pistola. A PM enviou para o local o Batalhão de Choque, o Bope e todos os batalhões da Baixada Fluminense. A orientação na corporação é que nenhum policial tem autorização para entrar na unidade. O Grupo de Intervenção Tática (GIT), da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) foi chamado no Complexo de Gericinó, na Zona Oeste, e se deslocou para o local.

Por volta das 20h30, uma ambulância saiu pelo portão da frente da unidade prisional. A Seap informou que, por volta das 21h35, três detentos tinham sido baleados.
Em nota, a Seap informou que “na tarde deste domingo, inspetores de segurança e administração penitenciária frustaram uma tentativa de fuga de internos” o que deu início a “um motim”.

Ainda de acordo com a nota, “o secretário de Administração Penitenciária, David Anthony Gonçalves Alves ativou o centro de crise no Centro Integrado de Comando e Controle”.

Informações são do G1