Política
Oposição Protocola Pedido De CPMI Para Investigar Desvios Bilionários No INSS
Oposição protocola CPMI para investigar esquema bilionário no INSS
A oposição protocolou nesta segunda-feira (12) um pedido formal de instalação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para apurar desvios bilionários em aposentadorias e pensões pagas pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A iniciativa é liderada pelas senadoras Damares Alves (Republicanos-DF) e Coronel Fernanda (PL-MT), com o apoio de 36 senadores e 233 deputados federais.
O pedido de CPMI busca investigar fraudes reveladas pela Polícia Federal em contratos com entidades que aplicavam descontos associativos irregulares diretamente nos benefícios dos aposentados. Segundo a PF, o esquema causou um prejuízo superior a R$ 6,3 bilhões, com intensificação dos desvios a partir de 2023.
A movimentação parlamentar ocorre após a Operação Sem Desconto, deflagrada pela Polícia Federal, que cumpriu mandados judiciais em 34 cidades de 13 estados e no Distrito Federal. A operação resultou na saída do então presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, e na exoneração do ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Agora, o requerimento de instalação da CPMI aguarda leitura no Congresso Nacional pelo senador Davi Alcolumbre (União-AP), presidente da Casa. A proposta foi apresentada após a Câmara dos Deputados engavetar uma solicitação anterior de CPI sobre o mesmo tema.
Enquanto partidos governistas como PT, PDT, PSOL, PV e Rede se recusaram a assinar o pedido, legendas como PL, Novo, Progressistas, Republicanos, Cidadania, PSDB, União, PSD, PSB, Avante, MDB, Podemos e Solidariedade aderiram à proposta — incluindo siglas que ocupam ministérios no atual governo.
O Palácio do Planalto, por sua vez, tenta barrar a CPMI e insiste que as investigações permaneçam exclusivamente com a Polícia Federal, alegando risco de politização do caso. No entanto, o avanço da oposição amplia a pressão sobre o governo Lula, que enfrenta mais uma crise na área previdenciária.
📲 Para mais notícias e análises exclusivas, entre no nosso canal VIP de informações políticas. 👉 [Clique aqui e participe!]
- Leia Também:
- Moraes ignora 315 deputados e abre guerra institucional em Brasília. Veja o que ele fez agora
- Rombo bilionário! Correios afundam no pior prejuízo em quase 10 anos! Saiba por quê