Política
PGR se posiciona contra liberdade de Braga Netto: entenda caso
PGR se manifesta contra soltura de Braga Netto e reforça gravidade das acusações
A Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestou contrária ao pedido de liberdade apresentado pela defesa do general Walter Braga Netto, preso preventivamente desde dezembro de 2023. Ele é acusado de envolvimento direto na tentativa de golpe de Estado que teria sido articulada no fim do governo Bolsonaro.
A manifestação foi assinada pelo procurador-geral Paulo Gonet e encaminhada ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), na sexta-feira (16). No parecer, Gonet argumenta que a prisão deve ser mantida diante da gravidade dos fatos e do risco de interferência nas investigações em curso.
Com o parecer da PGR, caberá agora a Moraes decidir se Braga Netto permanecerá preso ou poderá responder ao processo em liberdade. Caso o pedido seja negado, a defesa ainda poderá recorrer à Primeira Turma do STF.
Braga Netto ocupou o cargo de ministro da Defesa durante o governo Jair Bolsonaro e foi candidato a vice-presidente na chapa do ex-presidente nas eleições de 2022. Para a PGR, ele é um dos principais articuladores do suposto plano golpista e também teria atuado para obstruir a delação premiada do tenente-coronel Mauro Cid.
Em março, o STF aceitou a denúncia apresentada pela PGR, tornando Braga Netto réu pelos crimes de tentativa de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, dano ao patrimônio público e organização criminosa. As penas previstas somadas ultrapassam 40 anos de prisão.
📲 Para mais notícias e análises exclusivas, entre no nosso canal VIP de informações políticas. 👉 [Clique aqui e participe!]
Leia Também:
Rombo bilionário! Correios afundam no pior prejuízo em quase 10 anos! Saiba por quê
Janja causa crise na China e abafa acordos bilionários de Lula