Política
Fábio Wajngarten é demitido da comunicação de Bolsonaro após vazamento de mensagens
Fábio Wajngarten é demitido da comunicação de Jair Bolsonaro
O ex-secretário de Comunicação Fábio Wajngarten foi demitido nesta terça-feira (20) da equipe de comunicação de Jair Bolsonaro. A informação foi revelada com exclusividade pelo Pleno.News. Além do afastamento, Wajngarten também perdeu o contrato com o Partido Liberal (PL), legenda pela qual Bolsonaro disputou as eleições de 2022.
Segundo fontes próximas, há grande possibilidade de que ele seja desligado também do corpo jurídico que assessora o ex-presidente.
A crise ganhou força após a revelação de mensagens trocadas entre Wajngarten e o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro. Em uma conversa datada de 27 de janeiro de 2023, ambos indicaram preferência pela candidatura de Lula, do PT, em detrimento de Michelle Bolsonaro, cogitada como possível nome da direita para 2026.
O conteúdo foi obtido a partir do celular de Mauro Cid, analisado no curso das investigações que envolvem o ex-presidente. Em uma das mensagens, Wajngarten compartilhou uma notícia sobre a possibilidade de Michelle disputar a presidência. A resposta de Cid foi direta: “Prefiro o Lula”. Wajngarten rebateu: “Idem”.
Além disso, o ex-secretário de Comunicação enviou críticas ao PL por supostamente pagar altos valores à ex-primeira-dama. “Em que mundo o Valdemar [Costa Neto] está vivendo?”, questionou Wajngarten, referindo-se ao presidente da legenda.
Jair Bolsonaro comentou o episódio em entrevista ao Metrópoles. Sem esconder o incômodo, afirmou:
“Diferentemente da atual primeira-dama [Janja], Michelle botava ordem na casa. Mas não justifica essa troca de mensagens, ainda mais em janeiro de 2023, quando eu estava elegível. Um falou besteira, o outro concordou.”
A repercussão das conversas e a crescente perda de confiança minaram de vez a permanência de Wajngarten no círculo bolsonarista. Uma fonte ligada ao ex-presidente foi direta: “Não existe mais confiança. Por isso, ele está fora”.
A demissão repercutiu fortemente entre aliados e membros da base conservadora, que não esperavam tal ruptura.
📲 Para mais notícias e análises exclusivas, entre no nosso canal VIP de informações políticas. 👉 [Clique aqui e participe!]
Leia Também:
Rombo bilionário! Correios afundam no pior prejuízo em quase 10 anos! Saiba por quê
Janja causa crise na China e abafa acordos bilionários de Lula