Política
Cristiano Zanin marcou o julgamento de Jair Bolsonaro no STF

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Julgamento de Jair Bolsonaro no STF tem data marcada por Cristiano Zanin
O ministro Cristiano Zanin, presidente da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), agendou para 2 de setembro de 2025 o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e de outros sete réus no processo que investiga a suposta tentativa de golpe de Estado. A inclusão do caso na pauta foi solicitada pelo relator da ação, ministro Alexandre de Moraes.
Sessões extraordinárias definidas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Conforme a convocação oficial, estão previstas sessões extraordinárias nos dias 2, 3, 9, 10 e 12 de setembro, das 9h às 12h. Além disso, haverá uma sessão no período da tarde no dia 12, das 14h às 19h. Sessões ordinárias também foram marcadas para os dias 2 e 9 de setembro, das 14h às 19h.
Todas as sessões serão destinadas ao julgamento da Ação Penal 2.668 – Núcleo 1, sob relatoria de Moraes, que afirmou que a decisão foi tomada após o fim da instrução processual, o cumprimento de diligências complementares e a entrega das alegações finais pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e pela defesa dos acusados.
Defesa pede absolvição; PGR exige condenação
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O prazo para a apresentação das alegações finais terminou em 13 de agosto. Bolsonaro e os demais réus solicitaram a absolvição, sustentando que não houve crime. A defesa de Mauro Cid, tenente-coronel do Exército e delator no processo, alegou que apenas cumpria ordens e não teve intenção de atentar contra o Estado Democrático de Direito.
Em contrapartida, a PGR pediu a condenação dos oito envolvidos, classificando Bolsonaro como o “principal articulador e maior beneficiário” da tentativa de golpe. O procurador-geral Paulo Gonet detalhou que o grupo teria atuado de forma coordenada, usando as Forças Armadas, espionagem ilegal, manipulação de dados e até planos de sequestro de autoridades para tentar reverter o resultado das eleições de 2022.
Acusações contra o Núcleo 1
Os réus do chamado Núcleo 1 da trama golpista respondem por cinco crimes:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Organização criminosa armada;
- Tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito;
- Golpe de Estado;
- Dano qualificado contra o patrimônio da União;
- Deterioração de patrimônio tombado.
Com as alegações finais concluídas, o processo está oficialmente pronto para julgamento. A expectativa é que o julgamento se estenda por todas as sessões previstas no início de setembro, marcando um dos momentos mais decisivos no cenário político e jurídico do país.
- Leia Também:
- Justiça dos EUA notifica STJ para intimar Moraes — entenda caso
- Nikolas cobra renúncia de Moraes e manda recado explosivo ao STF
- 🚨 Saiu agora e já tá quase esgotando! Achadinhos com frete grátis que somem em minutos! Acesse agora 👉 https://achadinhosvipsbr.com.br
