Política
Decisão de Fux garante número atual de deputados em 2026

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Câmara continuará com 513 deputados em 2026, decide Fux
O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta segunda-feira (29) manter a atual composição da Câmara dos Deputados nas eleições de 2026. A decisão atende a um pedido do presidente do Congresso, senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), e suspende os efeitos de uma determinação judicial anterior que obrigava a redistribuição das cadeiras com base nos dados do Censo de 2022.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A ação visava forçar o Congresso a revisar, até 30 de junho, a divisão das 513 vagas da Câmara conforme a nova população de cada estado. No entanto, Fux considerou necessário respeitar o devido processo legislativo e o princípio da anualidade eleitoral.
“Defiro o pedido cautelar para sustar a aplicação dos efeitos da decisão de mérito proferida nesta ADO às eleições legislativas federais de 2026, até que seja concluído o devido processo legislativo, cujo resultado poderá ser aplicado, com segurança e clareza, a partir das eleições legislativas de 2030”, afirmou Fux.
Segundo o Censo 2022 do IBGE, sete estados perderam população, o que poderia levar à redução de suas representações na Câmara. Para evitar essa perda, o Congresso aprovou um projeto que criava 18 novas cadeiras, elevando o total de 513 para 531. A proposta distribuía as novas vagas entre nove estados, mantendo a atual representação dos demais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Entretanto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou a proposta sob a justificativa de que ela geraria aumento de despesas públicas. O veto foi interpretado como uma derrota política para o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), principal articulador da medida.
Com a decisão, Fux também convocou uma sessão virtual extraordinária do Plenário do STF para confirmar a cautelar. A nova legislação sobre redistribuição de vagas só poderá ser aplicada a partir das eleições de 2030.
📢 Você também vai se interessar por:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
➡️ URGENTE: EUA anunciam sanção contra a esposa de Moraes com lei Magnitsky
➡️ Gilmar Mendes rompe neutralidade e exalta atos da esquerda neste domingo
🛍️ Achadinhos VIPs do dia:
🚨 Produtos com frete grátis que estão esgotando em minutos!
👉 Garanta os seus agora: achadinhosvipsbr.com.br
