Política
Moraes volta atrás e devolve defesa a advogados de Filipe Martins
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Alexandre de Moraes volta atrás e devolve defesa a advogados de Filipe Martins
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), voltou atrás e decidiu readmitir os advogados de Filipe Martins, ex-assessor especial da Presidência da República durante o governo Jair Bolsonaro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A decisão anula a medida anterior, na qual Moraes havia destituído os defensores por não apresentarem as alegações finais no processo em que Martins é réu por suposta tentativa de golpe de Estado.
Agora, a defesa terá um novo prazo de 24 horas para protocolar as alegações finais. A ordem consta em despacho divulgado no site oficial do STF.
“Em face de petição juntada aos autos (…), suspendo momentaneamente os efeitos da decisão de 9/10/2025 e concedo o prazo de 24 horas para a defesa de Filipe Garcia Martins Pereira suprir a ausência de alegações finais não protocoladas no prazo legal”, afirmou o ministro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o despacho, o prazo passa a contar a partir da publicação da decisão, e deverá ser certificado pela Secretaria Judicial no dia 11 de outubro.
A reviravolta ocorreu após o próprio Filipe Martins redigir uma petição de próprio punho ao STF. No documento, ele contestou a destituição de seus advogados e declarou não reconhecer a atuação da Defensoria Pública da União (DPU), designada por Moraes para representá-lo após a destituição dos defensores Ricardo Scheiffer Fernandes e Jeffrey Chiquini da Costa.
Moraes havia classificado a atuação dos advogados como “inusitada”, ao deixarem de apresentar as alegações finais dentro do prazo legal. Com a destituição, determinou a nomeação da DPU ou de um defensor dativo, o que foi prontamente rejeitado por Martins.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A nova decisão devolve à defesa a responsabilidade de concluir a fase processual e reacende o debate sobre o limite de atuação do Supremo em processos envolvendo figuras próximas ao ex-presidente Bolsonaro.
📢 Você também vai se interessar por:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
➡️ URGENTE: EUA anunciam sanção contra a esposa de Moraes com lei Magnitsky
➡️ Gilmar Mendes rompe neutralidade e exalta atos da esquerda neste domingo
🛍️ Achadinhos VIPs do dia:
🚨 Produtos com frete grátis que estão esgotando em minutos!
👉 Garanta os seus agora: achadinhosvipsbr.com.br