Política
Acusação bomba: Globo teria inflado casos da Covid, diz ex-secretário
Ex-secretário dos EUA acusa Globo de manipular números da Covid para atacar Bolsonaro
O ex-funcionário do Departamento de Estado dos Estados Unidos, Mike Benz, afirmou nesta quarta-feira (6), em audiência na Câmara dos Deputados, que o Grupo Globo teria manipulado e ampliado dados de casos e mortes por Covid-19 com o objetivo de desgastar a imagem do então presidente Jair Bolsonaro (PL).
Durante a sessão na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, Benz destacou que teria havido uma estratégia coordenada para controlar a narrativa na imprensa durante a pandemia, favorecendo apenas uma visão política. Segundo ele, tal prática buscou enfraquecer politicamente o governo brasileiro à época.
O ex-secretário também relatou que conteúdos críticos às vacinas ou que reconhecessem ações positivas do governo Bolsonaro foram sistematicamente removidos.
“Eles se orgulharam de censurar qualquer mensagem que desse crédito ao governo Bolsonaro pela Covid-19”, declarou Benz.
Ainda segundo o depoente, jornalistas teriam recebido pagamentos para produzir críticas ao ex-presidente, o que, na visão dele, reforça o caráter de campanha coordenada contra Bolsonaro.
O deputado Felipe Barros (PL-PR), que presidiu a audiência, classificou o episódio como parte de um “complexo industrial da censura”, afirmando que a intenção era silenciar apenas um lado do debate político nacional.
Benz também acusou instituições dos Estados Unidos de interferirem diretamente em processos políticos e nas eleições brasileiras, influenciando a moderação de conteúdos e a atuação de agências de checagem.
- Leia Também:
- Médicos revelam novo problema de saúde que afeta Bolsonaro
- Nikolas cobra renúncia de Moraes e manda recado explosivo ao STF
- 🚨 Saiu agora e já tá quase esgotando! Achadinhos com frete grátis que somem em minutos! Acesse agora 👉 https://achadinhosvipsbr.com.br