Política
Ministro da AGU acusa Bolsonaro de “desmantelar” rede de proteção social
Jorge Messias responsabiliza gestão Bolsonaro por fraudes e sucateamento do INSS
O ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, utilizou suas redes sociais neste sábado (10) para responsabilizar o governo de Jair Bolsonaro (PL) pelo que classificou como “desmantelamento da rede de proteção social”. A declaração ocorre após a Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União (CGU) revelarem fraudes milionárias no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
“O desmonte do INSS e da Dataprev não foi acaso nem descuido: foi um projeto consciente que atingiu diretamente os mais pobres e vulneráveis — dinheiro tirado de idosos! Benefícios represados, atendimento precarizado, estruturas sucateadas”, afirmou o ministro.
Messias reforçou que os danos causados comprometeram o papel essencial do Estado no atendimento à população mais necessitada. “O governo do presidente Lula está reconstruindo o INSS, combatendo as fraudes, investindo em tecnologia, servidores e atendimento digno”, declarou.
Nesta semana, a AGU protocolou uma ação na Justiça solicitando o bloqueio de bens de 12 associações e sindicatos acusados de integrar um esquema de descontos ilegais em aposentadorias e pensões. O pedido também inclui 14 empresas e pessoas físicas envolvidas.
Segundo as investigações, os envolvidos atuavam como intermediários no repasse de vantagens indevidas a servidores do INSS e a terceiros ligados ao esquema. O prejuízo estimado ultrapassa R$ 23,8 milhões.
📲 Para mais notícias e análises exclusivas, entre no nosso canal VIP de informações políticas. 👉 [Clique aqui e participe!]
- Leia Também:
- Moraes ignora 315 deputados e abre guerra institucional em Brasília. Veja o que ele fez agora
- Rombo bilionário! Correios afundam no pior prejuízo em quase 10 anos! Saiba por quê