Política
Proposta de anistia não será votada nesta semana, afirma líder do PT após reunião com Hugo Motta
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Lindbergh afirma que Hugo Motta garantiu que proposta de anistia não será votada durante julgamento no STF
O líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias, afirmou nesta terça-feira (2) que a proposta de anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro não será votada nesta semana. Segundo o parlamentar, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), garantiu que o tema está fora da pauta.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Estive com o presidente Hugo Motta e vai ocorrer uma reunião de líderes em breve. Mas já posso adiantar que a discussão sobre a anistia não será pautada”, declarou Lindbergh em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF).
O deputado classificou a eventual votação durante o julgamento como uma “interferência completamente indevida”. De acordo com ele, a semana seguirá com uma pauta mais branda, focada em projetos sociais. “Apesar da pressão, não votaremos a anistia hoje. O julgamento está em curso no STF, e seria um desrespeito às instituições votar nesse momento”, afirmou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Lindbergh acompanhou a sessão da Primeira Turma do STF que julga o chamado “Núcleo 1” da suposta tentativa de golpe. Para ele, deliberar sobre a anistia neste contexto comprometeria a legitimidade do processo judicial.
O parlamentar ainda denunciou articulações de bastidores para retomar o tema após o encerramento do julgamento. Ele apontou partidos como PP, União Brasil e PSD entre os envolvidos, além do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que, segundo Lindbergh, estaria se posicionando como opção eleitoral para 2026.
“Isso é uma desmoralização. A anistia é inconstitucional, já reconhecida pelo próprio Supremo como cláusula pétrea”, disparou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Lindbergh também criticou a presença ativa de Tarcísio em Brasília. Para ele, o governador “não pode conduzir negociações desse tipo em meio a um julgamento histórico do STF”. A atuação é vista como uma tentativa de capitalização política com foco nas eleições presidenciais.
📢 Você também vai se interessar por:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
➡️ Advogado de Bolsonaro faz declaração surpreendente sobre o julgamento — veja o que ele disse
➡️ URGENTE: Banco do Brasil aciona AGU para intimidar de nomes da direita
🛍️ Achadinhos VIPs do dia:
🚨 Produtos com frete grátis que estão esgotando em minutos!
👉 Garanta os seus agora: achadinhosvipsbr.com.br