Política
Cláudio Castro diz que megaoperação na Penha e no Alemão marca “divisor de águas” no combate ao crime

Cláudio Castro destaca impacto positivo da megaoperação no combate ao crime no Rio
O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), declarou que a megaoperação realizada nos complexos da Penha e do Alemão representa um divisor de águas na luta contra o crime organizado. Segundo ele, além dos avanços no campo policial, a principal conquista foi a restauração da confiança da população.
“Recebi mensagens do Brasil inteiro. As pessoas voltaram a ter esperança”, afirmou Castro em entrevista ao podcast Amarelas On Air, da revista VEJA. Para o governador, a operação devolveu à segurança pública o protagonismo que deveria ocupar no debate nacional, sendo, segundo ele, a maior preocupação dos brasileiros.
Castro também destacou que a ofensiva proporcionou respaldo político para avançar no plano de retomada de territórios ocupados por facções criminosas. Essa estratégia, exigida pelo Supremo Tribunal Federal por meio da ADPF 635 — conhecida como ADPF das Favelas —, está sendo coordenada pelo Conselho Nacional do Ministério Público.
O documento com as diretrizes da nova política de segurança deve ser concluído até 20 de dezembro e encaminhado ao STF. O governador classificou o projeto como essencial para reorganizar o enfrentamento ao crime no estado. “A operação foi o farol que faltava para colocar a retomada desses territórios como meta central daqui para frente”, concluiu.
Você também vai se interessar por:
Gleisi tenta barrar projeto que classifica facções como terroristas
Lula rompe silêncio, critica operação no Rio e exige investigação da PF
Achadinhos VIPs do dia:
Produtos com frete grátis que estão esgotando em minutos!
Garanta os seus agora: achadinhosvipsbr.com.br
