Política
Cláudio Castro lança operação para remover 13 mil barricadas impostas pelo crime no RJ

Plano de Cláudio Castro mira 13 mil barreiras do tráfico em comunidades do RJ
O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), anunciou nesta segunda-feira (17.nov.2025) a Operação Barricada Zero, com o objetivo de remover mais de 13 mil obstáculos erguidos por facções criminosas em vias públicas da região metropolitana. A ação terá início na próxima semana e envolverá forças de segurança, secretarias estaduais e prefeituras.
Segundo Castro, os bloqueios e o armamento pesado usado pelas quadrilhas são hoje os principais instrumentos de intimidação utilizados pelo crime organizado. “Agora, a gente vai trabalhar em alto grau no que considero as duas grandes formas de terror: o armamento bélico pesado que essas quadrilhas dispõem e as barricadas que elas colocam pelo caminho, um claro impedimento ao direito de ir e vir das pessoas. Vamos precisar da colaboração de todas as esferas de poder”, declarou à revista Veja.
De acordo com o Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro (ISP-RJ), essas barreiras físicas dificultam o acesso do poder público às áreas controladas por criminosos. Entre os obstáculos estão desde lixeiras e entulhos até estruturas de concreto e veículos incendiados.
A primeira etapa da operação vai abranger 13 municípios: Rio de Janeiro, São Gonçalo, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Belford Roxo, São João de Meriti, Nilópolis, Mesquita, Queimados, Itaboraí, Maricá e Japeri.
Para executar as remoções, o governo estadual adquiriu 50 “kits-demolição”, compostos por rompedores hidráulicos, retroescavadeiras e caminhões-basculantes. Os equipamentos têm alta capacidade de operação e são essenciais para restaurar a mobilidade urbana nas áreas afetadas. As informações são do portal g1.
Castro também anunciou que o plano prevê monitoramento contínuo dos locais após a remoção dos bloqueios, além de um sistema de incentivos para as forças policiais envolvidas na ação.
Você também vai se interessar por:
Gleisi tenta barrar projeto que classifica facções como terroristas
Lula rompe silêncio, critica operação no Rio e exige investigação da PF
Achadinhos VIPs do dia:
Produtos com frete grátis que estão esgotando em minutos!
Garanta os seus agora: achadinhosvipsbr.com.br
