Política
Dirceu defende domiciliar para Bolsonaro e choca ao justificar decisão

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
José Dirceu defende prisão domiciliar para Bolsonaro ao criticar sistema penitenciário
O ex-ministro da Casa Civil e ex-presidente do PT, José Dirceu, defendeu nesta segunda-feira (7) a concessão de prisão domiciliar ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 27 anos por tentativa de golpe de Estado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Durante entrevista à BBC News Brasil, Dirceu comparou a situação de Bolsonaro à de Fernando Collor, também ex-presidente, que cumpre pena em casa por idade avançada e questões de saúde. Segundo ele, Bolsonaro “não tem condições” físicas e psicológicas para cumprir pena no sistema prisional comum.
“Ele é muito instável, não tem autocontrole. O sistema penitenciário brasileiro é controlado pelo crime organizado e tem condições péssimas. Colocar presos vulneráveis lá é inviável”, afirmou Dirceu.
O petista também alegou que manter um ex-presidente em presídio seria inviável. “Isso não aconteceria nunca. Não se pode colocar um ex-presidente da República no sistema penitenciário”, enfatizou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
José Dirceu também foi condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no âmbito da Operação Lava Jato, mas teve a sentença anulada em 2023 por decisão do ministro Gilmar Mendes, do STF.
Ao comentar sua experiência na cadeia, Dirceu relatou o sofrimento vivido e apontou traços da personalidade de Bolsonaro como indicativos de que ele não suportaria o ambiente prisional.
“Nunca tive relação com Bolsonaro, mas ele parece ser psicossomático, acelerado, instável. Na prisão, todo mundo sofre, entra em depressão, chora, reza. Não desejo o mal a ninguém, nem a ele”, disse.
Sobre os condenados pelos atos de 8 de janeiro, Dirceu criticou a tentativa da direita de suavizar as penas. Segundo ele, nos últimos dez anos o endurecimento das leis penais foi aplaudido pelos mesmos setores que agora pedem anistia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Eles querem aliviar para quem destruiu o Congresso, o STF e o Palácio do Planalto. Como se isso fosse pouco”, concluiu.
📢 Você também vai se interessar por:
➡️ URGENTE: EUA anunciam sanção contra a esposa de Moraes com lei Magnitsky
➡️ Gilmar Mendes rompe neutralidade e exalta atos da esquerda neste domingo
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
🛍️ Achadinhos VIPs do dia:
🚨 Produtos com frete grátis que estão esgotando em minutos!
👉 Garanta os seus agora: achadinhosvipsbr.com.br
