Política
EUA sancionam esposa de Moraes e ministro reage: “Ilegal e lamentável”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Moraes critica sanção dos EUA à esposa e diz que Judiciário não aceitará coações
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), classificou como “ilegal e lamentável” a decisão do governo dos Estados Unidos de incluir sua esposa, Viviane Barci de Moraes, na lista de sancionados pela Lei Magnitsky. Em nota divulgada nesta segunda-feira (22), Moraes afirmou que o Judiciário brasileiro “não aceitará coações” nem tolerará “impunidade”, ressaltando que a medida americana fere o Direito Internacional, a soberania nacional e a independência dos poderes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O STF também se posicionou oficialmente, chamando a sanção de “injusta” e baseada em “narrativas que não correspondem aos fatos”. Segundo o comunicado, os julgamentos conduzidos por Moraes seguiram o devido processo legal, com ampla defesa e transparência.
Do lado norte-americano, o secretário do Tesouro, Scott Bessent, justificou as sanções afirmando que Moraes lidera uma “campanha de censura, detenções arbitrárias e processos politizados”. Ao comentar a inclusão de Viviane na lista, Bessent usou a expressão: “Não há Clyde sem Bonnie”, fazendo alusão ao famoso casal de criminosos dos anos 1930.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Departamento de Estado dos EUA reforçou que continuará adotando medidas contra pessoas que “derem suporte” ao ministro Moraes. A Lei Magnitsky permite o congelamento de bens nos Estados Unidos e bloqueio de transações em dólar, o que pode afetar pagamentos internacionais.
A sanção contra Viviane amplia as restrições impostas ao ministro no final de julho. Além disso, a gestão Trump avalia novas medidas, como restrições de visto, contra outras autoridades brasileiras
“Continuarei a cumprir minha missão constitucional de julgar com independência e imparcialidade”, declarou o ministro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
📢 Você também vai se interessar por:
➡️ URGENTE: EUA anunciam sanção contra a esposa de Moraes com lei Magnitsky
➡️ Gilmar Mendes rompe neutralidade e exalta atos da esquerda neste domingo
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
🛍️ Achadinhos VIPs do dia:
🚨 Produtos com frete grátis que estão esgotando em minutos!
👉 Garanta os seus agora: achadinhosvipsbr.com.br
