Política
Lula condecora Janja com medalha da educação e revolta redes sociais

Primeira-dama e ministros do governo Lula recebem condecoração por serviços à educação
Nesta sexta-feira (14), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) promoveu a entrega da Ordem do Mérito Educativo a 262 pessoas, entre elas a primeira-dama Janja e 15 ministros de seu governo. A condecoração, destinada a figuras que se destacam por “excepcionais serviços prestados à educação”, levantou críticas quanto aos critérios de escolha.
Janja foi agraciada com o grau de Grã-Cruz, o mais elevado da honraria. A mesma distinção foi concedida a quatro ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), além dos presidentes da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP). Também foram incluídos escritores e influenciadores digitais na lista.
Esta é a quarta condecoração recebida por Janja desde o início do governo Lula. Em 2023, ela recebeu a Ordem do Rio Branco. Em 2024, foi homenageada com a medalha de mérito Oswaldo Cruz. Já em maio de 2025, recebeu a Ordem do Mérito Cultural.
A nova homenagem reacende o debate sobre o uso político de condecorações oficiais e a falta de critérios técnicos objetivos para sua concessão.
Você também vai se interessar por:
Gleisi tenta barrar projeto que classifica facções como terroristas
Lula rompe silêncio, critica operação no Rio e exige investigação da PF
Achadinhos VIPs do dia:
Produtos com frete grátis que estão esgotando em minutos!
Garanta os seus agora: achadinhosvipsbr.com.br
