Política
Com canetada, Lula oficializa papel de Janja no governo e gera polêmica

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Lula assina decreto e dá poderes oficiais à primeira-dama Janja no Planalto
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou um decreto que oficializa e amplia os poderes da primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, dentro da estrutura do Palácio do Planalto. A medida, publicada em agosto sob o número 12.604, determina que o Gabinete Pessoal da Presidência passe a atender também o cônjuge do presidente em atividades de “interesse público”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na prática, Janja ganha acesso formal aos 189 cargos ligados ao Gabinete Pessoal, responsável por agendas, cerimonial, comunicações, preservação dos palácios e apoio direto ao chefe do Executivo. O órgão é comandado por Marco Aurélio Santana Ribeiro, conhecido como Marcola.
Embora o cargo de primeira-dama não tenha respaldo constitucional ou atribuições oficiais, a nova norma equipara, na prática, sua atuação à de um agente público com estrutura estatal.
Decisão alimenta críticas e desconfianças
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A assinatura do decreto por Lula, juntamente com Rui Costa (Casa Civil) e Esther Dweck (Gestão), ocorre meses após a AGU autorizar, por orientação normativa, a atuação de Janja em compromissos sociais, culturais e diplomáticos, desde que sem remuneração e com prestação de contas.
O crescente protagonismo da primeira-dama tem sido alvo de críticas recorrentes, inclusive dentro da base governista. A falta de respaldo legal para suas intervenções já havia gerado desconforto em episódios anteriores, obrigando o governo a buscar respaldo jurídico ex-post para justificar sua presença em agendas oficiais.
Governo tenta minimizar impacto
Em nota, a Secretaria de Comunicação alegou que o decreto apenas formaliza o que já estava sendo feito na prática, garantindo “transparência” e “segurança jurídica” à atuação da primeira-dama.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, a medida escancara o avanço da influência de Janja no núcleo de poder do governo petista, levantando questionamentos sobre o uso da máquina pública e a personalização das decisões dentro do Executivo.
📢 Você também vai se interessar por:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
➡️ URGENTE: EUA anunciam sanção contra a esposa de Moraes com lei Magnitsky
➡️ Gilmar Mendes rompe neutralidade e exalta atos da esquerda neste domingo
🛍️ Achadinhos VIPs do dia:
🚨 Produtos com frete grátis que estão esgotando em minutos!
👉 Garanta os seus agora: achadinhosvipsbr.com.br
