Política
Pesquisa Quaest aponta que maioria dos brasileiros vê provocação de Lula a Trump no Brics

55% dos brasileiros dizem que Lula provocou Trump no Brics
A mais recente pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (16), mostra que 55% dos brasileiros acreditam que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) provocou Donald Trump durante seu discurso na Cúpula do Brics, realizada no início de julho.
Segundo o levantamento, 31% dos entrevistados não veem provocação por parte de Lula, enquanto 14% não souberam ou preferiram não responder.
As falas de Lula, classificadas por muitos como críticas diretas a Trump, ocorreram após o ex-presidente norte-americano declarar, na rede Truth Social, que imporia uma tarifa de 10% a países que adotassem “políticas antiamericanas” no âmbito do Brics.
Em resposta, Lula afirmou:
“O mundo mudou, não queremos imperador. Somos países soberanos. Se ele acha que pode taxar, os países também têm o direito de taxar. Existe a lei da reciprocidade. Achei muito irresponsável um presidente ameaçar os outros por redes digitais.”
Ainda durante a cúpula, Lula também criticou a interferência de Trump na política brasileira, após o republicano acusar o Brasil de promover uma “caça às bruxas” contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O petista reagiu com firmeza:
“Esse país tem lei, tem regra e tem um dono chamado povo brasileiro. Portanto, dê palpite na sua vida, mas não na nossa.”
A pesquisa da Quaest foi encomendada pela Genial Investimentos e realizada presencialmente entre os dias 10 e 14 de julho. Foram ouvidos 2.004 eleitores em todas as regiões do país, com margem de erro de dois pontos percentuais e nível de confiança de 95%.
- Leia Também:
- Chanceler russo expõe Lula como criador da moeda do Brics
- Mais de 400 mil estrangeiros receberam Bolsa Família em 2024 — veja os dados
- 🚨 Saiu agora e já tá quase esgotando! Achadinhos com frete grátis que somem em minutos! Acesse agora 👉 https://achadinhosvipsbr.com.br
