Lula tenta reverter tarifas impostas por Trump e evita confronto direto com EUA
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta quarta-feira (13), que seu governo continuará tentando negociar com os Estados Unidos a redução das tarifas de 50% sobre produtos brasileiros — uma medida imposta pelo presidente Donald Trump e em vigor desde o início do mês.
A declaração contrasta com o posicionamento adotado por Lula em 7 de agosto, quando descartou qualquer tentativa de diálogo e afirmou que não se “humilharia” para estabelecer contato com Trump. Na ocasião, disse: “O dia que a minha intuição me disser que o Trump está disposto a conversar, eu não terei dúvida de ligar para ele. Mas hoje a minha intuição diz que ele não quer conversar. E eu não vou me humilhar. Um presidente da República não pode ficar se humilhando para outro.”
Agora, no entanto, o petista mudou o tom. Durante cerimônia para assinatura da medida provisória “Brasil Soberano”, Lula sinalizou que seguirá buscando uma saída diplomática para reverter as tarifas. Segundo ele, além do foco nas taxas, o governo deseja tratar também do comércio de etanol com os norte-americanos.
Lula justificou a decisão de não adotar retaliações imediatas afirmando que pretende evitar o agravamento das relações bilaterais entre os dois países.
Governo anuncia pacote emergencial para enfrentar tarifas
Na mesma cerimônia, o governo federal anunciou um “plano de contingência” para mitigar os efeitos econômicos das tarifas impostas pelos Estados Unidos. O pacote inclui uma linha de crédito de R$ 30 bilhões, aumento nas compras governamentais, postergação do pagamento de tributos e uma proposta de reforma no Fundo de Garantia à Exportação.
De acordo com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o financiamento das medidas virá por meio de crédito extraordinário, fora do limite estabelecido pelo arcabouço fiscal. Apesar disso, o impacto na meta fiscal do governo é inevitável.
As ações, segundo o Planalto, visam proteger setores estratégicos e preservar empregos, enquanto o governo tenta negociar diretamente com Washington a reversão das sobretaxas.
- Leia Também:
- Médicos revelam novo problema de saúde que afeta Bolsonaro
- Nikolas cobra renúncia de Moraes e manda recado explosivo ao STF
- 🚨 Saiu agora e já tá quase esgotando! Achadinhos com frete grátis que somem em minutos! Acesse agora 👉 https://achadinhosvipsbr.com.br