Política
Lula no Chile: discurso polêmico sobre eleições e controle digital repercute mal

Lula defende regulação das plataformas digitais e questiona eficácia do sistema eleitoral durante encontro no Chile
Durante discurso nesta segunda-feira (22) no Chile, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou que o simples cumprimento do calendário eleitoral “a cada quatro ou cinco anos não é mais suficiente” para assegurar a democracia. Segundo ele, o atual sistema político e os partidos perderam credibilidade junto à população.
Lula também alertou sobre o que chamou de “nova ofensiva antidemocrática”, defendendo que os líderes reunidos em Santiago reconheceram a necessidade urgente de implementar uma “regulação das plataformas digitais”.
Para o presidente, a chave para um debate público “livre e plural” está na transparência de dados e na criação de uma governança digital em escala global — proposta que levanta preocupações sobre possíveis riscos à liberdade de expressão e ao controle estatal da internet.
A declaração foi feita durante um encontro com chefes de Estado de orientação progressista da Ibero-América, em meio ao acirramento das tensões diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos. O evento teve como foco principal o avanço de movimentos classificados como extremistas nas redes sociais e a busca por estratégias conjuntas para conter a atuação de atores internacionais nas políticas internas dos países da região.
Além de Lula, participaram do evento os presidentes do Chile, Gabriel Boric; da Colômbia, Gustavo Petro; do Uruguai, Yamandú Orsi; e o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez.
- Leia Também:
- César Tralli debocha de Bolsonaro ao vivo no JH e gera revolta
- Hugo Motta e Alcolumbre Têm Última Chance Antes da Lei Magnitsky Cair Como Bomba!
- 🚨 Saiu agora e já tá quase esgotando! Achadinhos com frete grátis que somem em minutos! Acesse agora 👉 https://achadinhosvipsbr.com.br
