Política
Prisão de Bolsonaro vira escândalo internacional com reação dos EUA

Governo Trump condena prisão de Bolsonaro e acusa Moraes de violar direitos humanos
O governo dos Estados Unidos, sob liderança de Donald Trump, condenou a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A reação veio por meio do Departamento de Estado norte-americano, que classificou a medida como uma ameaça à democracia e aos direitos fundamentais.
Em comunicado oficial publicado nas redes sociais, o Escritório para Assuntos do Hemisfério Ocidental não poupou críticas a Moraes, chamando-o de “violador de direitos humanos” e denunciando a tentativa de silenciar a oposição no Brasil.
“O juiz Moraes, agora um violador de direitos humanos sancionado pelos EUA, continua a usar as instituições brasileiras para silenciar a oposição e ameaçar a democracia. Impor ainda mais restrições à capacidade de Jair Bolsonaro de se defender em público não é um serviço público. Deixem Bolsonaro falar”, diz o texto, em tradução livre.
O governo Trump afirmou que “condena a decisão de Moraes que impôs prisão domiciliar a Bolsonaro” e prometeu responsabilizar todos que “auxiliarem ou incentivarem essa conduta sancionada”.
A crítica acontece poucos dias após Moraes ter sido incluído na lista de sanções da Lei Magnitsky, mecanismo adotado pelos EUA para punir indivíduos envolvidos em corrupção ou violações graves de direitos humanos. A sanção implica bloqueio de bens, contas bancárias e proibição de entrada nos Estados Unidos.
Além disso, o presidente Trump revogou os vistos de Moraes, de outros sete ministros do STF e do procurador-geral da República, Paulo Gonet, como resposta direta à imposição de tornozeleira eletrônica a Bolsonaro, medida também assinada por Moraes.
A posição oficial da administração Trump intensifica a pressão internacional sobre o Judiciário brasileiro e levanta questionamentos sobre os limites das decisões tomadas por ministros do Supremo.
- Leia Também:
- Explosão na Paulista! Advogado de Trump reage ao ver a multidão: veja o que disse
- Tagliaferro denuncia: Moraes usou o TSE para sabotar a direita em 2022
- 🚨 Saiu agora e já tá quase esgotando! Achadinhos com frete grátis que somem em minutos! Acesse agora 👉 https://achadinhosvipsbr.com.br
