Política
Governo Lula impõe sigilo de 15 anos a carta enviada a Marco Rubio dos EUA

Documento secreto entre Mauro Vieira e senador dos EUA só poderá ser revelado em 2039
O governo Lula impôs sigilo de 15 anos a uma carta enviada pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, ao então secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, ligado à administração Donald Trump. O documento, classificado como secreto, só poderá ser acessado publicamente a partir de 25 de novembro de 2039.
A informação foi divulgada pela coluna de Paulo Cappelli, que teve acesso ao despacho telegráfico enviado pelo Itamaraty à embaixada brasileira em Washington. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, a decisão está respaldada pela Lei de Acesso à Informação (Lei 12.527/2011) e visa resguardar “a condução de negociações ou as relações internacionais do país, ou informações fornecidas em caráter sigiloso por outros Estados e organismos internacionais”.
De acordo com fontes diplomáticas ouvidas pela reportagem, a carta foi enviada em novembro de 2024 e marcou a primeira iniciativa oficial do chanceler Mauro Vieira para aproximar o Brasil do governo Trump. O documento parabenizava Marco Rubio por assumir o comando da diplomacia norte-americana.
Ainda segundo as fontes, a comunicação não teve resposta por parte dos EUA. Apesar disso, Mauro Vieira manteve o esforço diplomático e encontrou-se pessoalmente com Rubio na última quarta-feira (30), em Washington.
A imposição de sigilo por período tão longo em um documento de cunho diplomático levanta questionamentos sobre o teor da correspondência e os reais interesses do governo brasileiro em mantê-la longe dos olhos do público até 2039.
- Leia Também:
- Jurista alerta: Gesto obsceno de Moraes configura crime de responsabilidade
- Globo exposta: jornalista é humilhada em loja com gritos de “Vocês são insuportáveis, fazem jornalismo de lixo” (veja o vídeo)
- 🚨 Saiu agora e já tá quase esgotando! Achadinhos com frete grátis que somem em minutos! Acesse agora 👉 https://achadinhosvipsbr.com.br
