Política
STF alerta para possível caos nos presídios com fim das ‘saidinhas’
STF projeta cenário de tensão em presídios sem as ‘saidinhas’
Membros do Supremo Tribunal Federal (STF) expressaram preocupação à imprensa sobre as consequências da possível eliminação das ‘saidinhas’ temporárias de detentos. Avisam que a medida poderia precipitar um colapso no sistema carcerário nacional, incluindo uma possível onda de rebeliões.
Essa análise advém da observação de que o benefício, até então concedido a presos que cumprem pena em diversas partes do país, tem um papel significativo na manutenção da ordem nas instituições penitenciárias. A retirada desse benefício, segundo os magistrados, não apenas desestabilizaria o sistema, mas também poderia refletir negativamente na segurança pública.
A sociedade, por sua vez, enfrenta o dilema entre a busca por segurança e a necessidade de reintegração dos detentos. A ‘saidinha’, embora polêmica, é vista por alguns como uma ferramenta de reintegração, mas por outros como uma brecha para a reincidência criminal. Incidentes de alta gravidade, incluindo ataques a policiais e civis, têm sido associados a beneficiários dessa política.
Recentemente, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, tomou uma posição firme contra a ‘saidinha’ em seu estado, justificando sua decisão com o aumento da criminalidade e o risco à vida de cidadãos inocentes. A decisão veio após o trágico assassinato do sargento Roger Dias da Cunha, exemplo da falha do sistema em prevenir a reincidência de detentos temporariamente liberados.
Leia Também:
- Homem tenta impedir divulgação por Roberto Cabrini de prisão por pedofilia em Marajó; assista vídeo
- Jornalista de Portugal, detido pela PF no Aeroporto de São Paulo Antes de Evento de Bolsonaro; Veja vídeo
- Ministro de Lula insiste na tese de “fake news” sobre as crianças exploradas na Ilha do Marajó
📲 Participe Gratuitamente do Nosso Canal Exclusivo no WhatsApp. 🔔 Clique e Siga para Notícias em Tempo Real! 🌟
-
Política4 dias ago
Governo Lula pede ao STF a suspensão de processos que cobram devolução por fraudes no INSS
-
Economia3 dias ago
Escândalo Fiscal: Lula gasta R$ 324 bilhões fora da meta fiscal
-
Política6 dias ago
Mauro Cid cai em contradição e defesa de Bolsonaro reage com áudio explosivo
-
Economia4 dias ago
MP polêmica: governo Lula publica medida que eleva impostos de forma agressiva
-
Política4 dias ago
Gilmar Mendes diz que ministros do STF admiram o regime chinês
-
Política4 dias ago
Governo Lula corta verbas e enfraquece combate ao tráfico e facções criminosas.
-
Política6 dias ago
O Que Bolsonaro Disse ao STF? Declarações Impactantes no Inquérito do Suposto Golpe
-
Política3 dias ago
Delação em risco: Revista Veja expõe suposta mentira de Mauro Cid ao STF
-
sem categoria6 dias ago
Tentaram de tudo! Interrogatório de Bolsonaro chega ao fim e as narrativas estão destruídas
-
Política5 dias ago
Zanin acompanha maioria do STF e vota por regular redes sociais
-
Política7 dias ago
Moraes ironiza pedido de advogado de Augusto Heleno
-
Política6 dias ago
Em resposta ao STF, Bolsonaro reforça que reunião com embaixadores é prerrogativa presidencial