Política
Matteo Salvini, vice-primeiro-ministro da Itália, quer visitar Zambelli na prisão

Salvini, vice-primeiro-ministro da Itália, manifesta apoio a Carla Zambelli, presa em Roma e alvo de pedido de extradição do STF
O vice-primeiro-ministro da Itália e atual ministro dos Transportes, Matteo Salvini, demonstrou nesta quarta-feira, 30, a intenção de visitar a deputada federal Carla Zambelli, detida em Roma. A informação foi confirmada por sua assessoria e divulgada amplamente pela imprensa italiana.
Zambelli foi presa na última terça-feira, 29, após permanecer dois meses fora do Brasil. Em maio, o Supremo Tribunal Federal (STF) a condenou a dez anos de prisão por invasão de sistemas e adulteração de documentos do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Salvini, que lidera o partido Liga, de direita, já havia se reunido com Zambelli em eventos anteriores. A deputada mencionou, em entrevista concedida ao jornal italiano La Repubblica momentos antes de ser presa, que o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) havia discutido sua situação com o político italiano. “Sei que Flávio Bolsonaro, filho do presidente, conversou com Matteo Salvini sobre a minha situação. Mas não sei se Salvini lhe prometeu alguma coisa. Mas não somos amigos. Eu esperava algo mais”, afirmou Zambelli.
O advogado da parlamentar, Fabio Pagnozzi, informou que ela pedirá asilo político ao governo italiano.
Salvini já havia se manifestado sobre o contexto político envolvendo nomes da direita internacional. Em uma publicação nas redes sociais, criticou o que chamou de perseguição global. “Bolsonaro em prisão domiciliar, Le Pen condenada, eleições romenas fraudadas, Orbán chantageado e o principal partido da Alemanha praticamente proibido”, escreveu. “Parece-me que há uma clara orquestração ao estilo de Soros […] Não nos assustemos.”
O comentário repercutiu após decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF, que determinou o uso de tornozeleira eletrônica por Jair Bolsonaro.
Pedido de extradição está em trâmite desde junho
Fontes do Ministério da Justiça e Segurança Pública informaram que, desde 11 de junho, o governo brasileiro enviou à Itália o pedido de extradição de Carla Zambelli. O processo teve início após o STF encaminhar a documentação ao Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional, que avaliou a conformidade com o tratado bilateral entre os dois países.
Após análise técnica, o pedido seguiu para o Ministério das Relações Exteriores, que remeteu o caso à chancelaria italiana por meio diplomático. O processo foi então encaminhado ao Ministério da Justiça da Itália, responsável por submetê-lo ao tribunal competente, que avaliará a legalidade da extradição e a eventual manutenção da prisão da deputada.
- Leia Também:
- Reviravolta: Carla Zambelli diz que não foi presa na Itália e quebra o silêncio — veja o vídeo
- Escalada de tensão: Ministério da Justiça desautoriza Moraes e reforça denúncia da Rumble
- 🚨 Saiu agora e já tá quase esgotando! Achadinhos com frete grátis que somem em minutos! Acesse agora 👉 https://achadinhosvipsbr.com.br
