Política
Justiça dá 20 dias para governo Lula justificar uso de verba pública com viagens de Janja
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Justiça dá prazo para governo Lula explicar gastos milionários de Janja no exterior
A Justiça Federal do Distrito Federal determinou que o governo Lula apresente, em até 20 dias, explicações formais sobre os gastos públicos com as viagens internacionais da primeira-dama, Janja Lula da Silva. A decisão foi proferida nesta segunda-feira (19) pela 9ª Vara Federal Cível da Seção Judiciária do DF, no âmbito de uma ação judicial que questiona o uso de recursos do Tesouro Nacional para custear as despesas da esposa do presidente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O processo foi movido pelo vereador Guilherme Kuhl (Novo-PR) e pelo advogado Jeffrey Chiquini. Ambos pedem a suspensão imediata de diárias, passagens e demais despesas relacionadas às viagens de Janja ao exterior. Os autores da ação também solicitam o reconhecimento da ilegalidade das viagens realizadas a Nova York, Roma, Paris e Rússia, alegando ausência de respaldo legal e desvio de finalidade na utilização dos recursos públicos.
Apesar de negar o pedido de liminar para a suspensão imediata dos repasses, o juiz Leonardo Tavares Saraiva autorizou o andamento da ação. Ele também determinou que a União e a primeira-dama sejam citadas para apresentar defesa, além de intimar o Ministério Público Federal a acompanhar o caso.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A controvérsia reacende o debate sobre o papel institucional do cônjuge presidencial e os limites legais para o uso de verbas públicas em atividades de representação simbólica ou diplomática.
Em abril, a Advocacia-Geral da União (AGU) publicou um parecer defendendo que o cônjuge do presidente exerce uma função pública indireta, com permissão para atuar em eventos oficiais de interesse do governo, com caráter simbólico, cultural, social e diplomático. O documento foi solicitado pela Casa Civil para padronizar a atuação da primeira-dama em agendas oficiais.
Mesmo com o parecer da AGU, a atuação internacional de Janja segue gerando críticas no Congresso. Ao menos dez requerimentos foram protocolados na Câmara dos Deputados questionando sua presença em viagens à China e à Rússia. A polêmica ganhou força após a primeira-dama participar de conversas com o presidente chinês, Xi Jinping, abordando temas como a regulação do TikTok.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na semana passada, o presidente Lula saiu em defesa da esposa. Ele classificou as críticas como “desrespeitosas” e afirmou que Janja tem representado o Brasil em agendas sociais e culturais no exterior.
📲 Para mais notícias e análises exclusivas, entre no nosso canal VIP de informações políticas. 👉 [Clique aqui e participe!]
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Leia Também:
Rombo bilionário! Correios afundam no pior prejuízo em quase 10 anos! Saiba por quê
Janja causa crise na China e abafa acordos bilionários de Lula