Política
Planalto evita confronto com EUA e descarta retaliação direta caso Moraes seja sancionado
Palácio do Planalto descarta resposta simétrica caso Moraes seja sancionado pelos EUA
Integrantes do Palácio do Planalto informaram que o governo Lula não pretende adotar medidas de retaliação direta contra os Estados Unidos, caso o país venha a impor sanções a autoridades brasileiras, como o ministro Alexandre de Moraes. A posição defendida é por uma resposta de cunho exclusivamente político e diplomático, sem ações simétricas como o cancelamento de vistos de entrada de autoridades americanas.
Segundo fontes ouvidas pela CNN Brasil, o plano do governo é emitir uma nota oficial. O texto reafirmaria que os Estados Unidos não devem interferir ou emitir juízo sobre o funcionamento do sistema Judiciário brasileiro. A nota também contestaria a base das eventuais sanções, alegando que são infundadas e configuram uma intervenção em assuntos internos do Brasil.
No entanto, essa estratégia será adotada apenas se as sanções forem de menor impacto, como restrições de vistos. Em caso de medidas mais severas, como bloqueio de bens, congelamento de contas ou restrições financeiras, a resposta poderá ser reavaliada.
Até o momento, o Itamaraty mantém uma postura de cautela. O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, solicitou aos seus auxiliares um estudo detalhado sobre a Lei Magnitsky, que fundamenta possíveis sanções americanas. Criada em 2012, a legislação permite que os EUA punam globalmente indivíduos considerados responsáveis por violações de direitos humanos.
As sanções previstas por essa lei incluem, além do cancelamento de vistos, o bloqueio de ativos financeiros, restrições comerciais e a proibição de transações bancárias nos Estados Unidos — podendo atingir também familiares e assessores dos investigados.
Apesar da gravidade do cenário, o Planalto reforça que qualquer posicionamento mais contundente será condicionado à adoção de medidas concretas pelos Estados Unidos.
📲 Para mais notícias e análises exclusivas, entre no nosso canal VIP de informações políticas. 👉 [Clique aqui e participe!]
Leia Também:
Vídeo Chocante: Macron Leva Tapa da Esposa em Público e Explicação Gera Polêmica
Lula Não Esperava por Essa: Comandante da Marinha Derruba a Farsa do Golpe
-
Política2 dias ago
Moraes Choca o País: Militares São Obrigados a Tirar a Farda no STF
-
Política3 dias ago
Pacheco se Rende a Lula, Ataca Anistia e Exalta STF em Discurso Polêmico
-
Política7 dias ago
Crise internacional: Alcolumbre e Motta podem sofrer sanções dos EUA
-
Política6 dias ago
Mudança de tom: Moraes diz que nunca proibiu Bolsonaro de falar
-
Política6 dias ago
Confissão bomba: General revela plano para matar Lula, Alckmin e Moraes
-
Política7 dias ago
Moraes Mira Esposa de Eduardo Bolsonaro e Revolta Explode na Direita – Veja o Que Ele Fez Agora!
-
Política2 dias ago
Refúgio diplomático: filhos de Barroso abrigados em consulado, diz repórter
-
Política7 dias ago
Monarquista protocola no Senado pedido de impeachment de Barroso e Dino por declarações contra Bolsonaro
-
Política6 dias ago
Nova reviravolta: TRE-AM afirma ao STF que Bolsonaro e aliados do núcleo 1 não possuem antecedentes criminais
-
Mundo1 dia ago
Escalada de tensão: Ministério da Justiça desautoriza Moraes e reforça denúncia da Rumble
-
Política23 horas ago
Lula vai ligar para Trump? Tentativa desesperada para evitar prejuízo bilionário
-
Política3 dias ago
Escândalo do INSS: governo não processa sindicatos ligados ao irmão de Lula e à esquerda