Política
Lula condena sanções dos EUA por medidas contra STF e defende ministros

Presidente critica decisão dos EUA e se solidariza com ministros do STF atingidos por sanções
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou neste sábado (19) a decisão dos Estados Unidos de revogar vistos de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e seus familiares. A medida, anunciada pelo governo norte-americano, gerou forte reação do Palácio do Planalto.
“Minha solidariedade e apoio aos ministros do STF atingidos por mais uma medida arbitrária e completamente sem fundamento do governo dos EUA”, declarou Lula em nota oficial. “A interferência de um país no sistema de Justiça de outro é inaceitável e fere os princípios básicos do respeito e da soberania entre as nações.”
Ainda segundo o comunicado, Lula afirmou que “nenhum tipo de intimidação ou ameaça, de quem quer que seja, vai comprometer a mais importante missão dos Poderes e instituições nacionais, que é atuar permanentemente na defesa e preservação do Estado Democrático de Direito.”
EUA impõem sanções após operação da PF contra Bolsonaro
Na noite anterior, o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, anunciou sanções que afetam diretamente o ministro Alexandre de Moraes, seus familiares e aliados próximos. A decisão veio poucas horas após o magistrado autorizar uma operação da Polícia Federal contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.
Além da ação da PF, Moraes determinou medidas cautelares contra Bolsonaro, com o argumento de haver “risco de fuga”. No entanto, o ex-presidente está impedido de deixar o país, já que seu passaporte foi apreendido por ordem judicial.
As sanções norte-americanas foram interpretadas como uma resposta à escalada de decisões polêmicas por parte do STF, principalmente nas ações contra opositores do governo. A manifestação de Lula gerou críticas de parlamentares e setores da sociedade que apontam tentativa de blindagem institucional.
- Leia Também:
- Jornalista da CNN chama Bolsonaro de “Bozo” ao vivo e gera revolta
- Lula volta atrás e desiste de represália aos EUA: entenda o recuo
- 🚨 Saiu agora e já tá quase esgotando! Achadinhos com frete grátis que somem em minutos! Acesse agora 👉 https://achadinhosvipsbr.com.br
