Política
Decisão polêmica: Justiça manda governo de SP indenizar família de assaltante morto por PM

Governo de São Paulo deverá pagar R$ 900 mil à família de assaltante morto por PM
A Justiça de São José dos Campos determinou que o governo de São Paulo indenize em R$ 900 mil a família de Vinicius David de Souza Castro Gomes, morto por policiais militares em 2021, durante uma abordagem após assalto. A decisão, da 1ª Vara da Fazenda Pública, é de primeira instância e ainda cabe recurso. A informação é do portal Metrópoles.
Vinicius fazia parte de um grupo que havia roubado um comércio local. Após perseguição policial, os suspeitos colidiram o veículo e foram abordados pelos agentes. Imagens de câmeras corporais mostram o momento em que Vinicius, sentado no banco do passageiro, é atingido por três disparos.
Justiça alega abuso de poder por parte da Polícia Militar
Segundo a sentença, as imagens confirmam que o homem já estava rendido e com as mãos levantadas no momento dos disparos, não oferecendo risco aos agentes. A juíza Nara Blanco Machado afirmou que a conduta foi “flagrantemente ilegal, abusiva e à margem dos rígidos padrões de conduta das forças policiais”.
Além da indenização, o Estado deverá pagar pensão mensal às duas filhas de Vinicius até que completem 25 anos.
Embora os dois policiais envolvidos tenham sido absolvidos da acusação criminal de homicídio e tentativa de homicídio em 2024, na esfera cível, a Justiça entendeu que houve abuso de poder e responsabilizou o Estado.
Você também vai se interessar por:
Escândalo no Judiciário: PF pede prisão de desembargador do TJ do Piauí
Rodrigo Paz é eleito presidente da Bolívia e põe fim ao domínio da esquerda após quase 20 anos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Achadinhos VIPs do dia:
Produtos com frete grátis que estão esgotando em minutos!
Garanta os seus agora: achadinhosvipsbr.com.br




