Política
Declaração de Gilmar sobre terrorismo gera críticas nas redes

Gilmar Mendes critica politização e rejeita mudanças na Lei Antiterrorismo
Durante o 1º Fórum de Buenos Aires, na Argentina, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, afirmou não ver necessidade de alterar a Lei Antiterrorismo. A declaração ocorre em meio à tramitação do Projeto de Lei 1283/2025 na Câmara dos Deputados, que propõe equiparar facções do narcotráfico a organizações terroristas.
A discussão ganhou força após a Operação Contenção, no Rio de Janeiro, onde criminosos utilizaram drones com explosivos — tática semelhante à empregada por grupos extremistas como o Hamas, no Oriente Médio.
Gilmar criticou o que chamou de “excesso de politização” no debate sobre segurança pública e defendeu que o combate ao crime ocorra dentro dos limites legais e institucionais.
— Precisamos tratar do crime dentro dos padrões normais da institucionalidade. Há muita bravata e um excesso de politização, considerando os conflitos políticos do país — declarou o ministro em entrevista coletiva durante o evento.
O magistrado também apontou falhas na execução de ordens judiciais, especialmente em operações que envolvem transferência de presos.
— Existem reclamações de que as ordens de deslocamento nem sempre são cumpridas, sob a justificativa de ausência de liminares do Judiciário — acrescentou.
Gilmar ainda elogiou a visita do ministro Alexandre de Moraes ao Rio de Janeiro, onde foram apuradas possíveis irregularidades na operação que resultou na morte de 121 pessoas, incluindo quatro policiais. A maioria dos mortos era suspeita de ligação com o Comando Vermelho.
Segundo o decano do STF, a presença de Moraes — relator da ADPF das Favelas — representa um passo “extremamente importante” para reforçar a integração entre os Poderes. Ele também recomendou cautela na análise dos acontecimentos relacionados à ação policial.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Você também vai se interessar por:
Gleisi tenta barrar projeto que classifica facções como terroristas
Lula rompe silêncio, critica operação no Rio e exige investigação da PF
Achadinhos VIPs do dia:
Produtos com frete grátis que estão esgotando em minutos!
Garanta os seus agora: achadinhosvipsbr.com.br






