Política
Janones se diz vítima e detona Conselho de Ética por suspensão
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
André Janones critica suspensão e denuncia suposta parcialidade do Conselho de Ética
O deputado federal André Janones (Avante-MG) declarou ao Conselho de Ética da Câmara que não consegue apresentar uma defesa técnica, pois afirma desconhecer a acusação que motivou a suspensão de seu mandato.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo Janones, a primeira representação apresentada contra ele não especifica qual conduta teria sido considerada ofensiva. “Como posso me defender de algo que não sei o que é?”, questionou o parlamentar, ao lado do advogado Lucas Pedrosa Marques.
Janones é alvo de investigação por supostamente ter ofendido o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) durante uma sessão plenária em 9 de julho. Conforme relatório do caso, o mineiro teria provocado Nikolas “com o intuito de insultar ou diminuir um adversário político”. A punição aprovada foi a suspensão de seu mandato por três meses, a partir de 15 de julho.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em sua fala, o deputado também acusou o Conselho de Ética de agir com parcialidade. Segundo ele, uma representação feita por seu partido – denunciando agressões físicas e verbais sofridas – foi supostamente arquivada sem justificativa clara. “Quero entender por que alguém que é agredido fisicamente é suspenso por ser agredido”, afirmou.
A crítica foi endossada pelo deputado Chico Alencar (PSOL-RJ), que cobrou explicações da Mesa Diretora. “É realmente estranho que essa representação tenha sido deixada no limbo”, declarou, pedindo que o caso seja devidamente apurado.
Como testemunha de defesa, a deputada Duda Salabert (PDT-MG) declarou que os ânimos estavam acirrados no plenário, mas os episódios presenciados por ela faziam parte do contexto de uma “pauta quente” e não justificariam medidas punitivas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O relator do caso, deputado Fausto Santos Jr. (União-AM), tem até o dia 5 de novembro para apresentar o parecer final ao Conselho.
📢 Você também vai se interessar por:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
➡️ Escândalo no Judiciário: PF pede prisão de desembargador do TJ do Piauí
➡️ Rodrigo Paz é eleito presidente da Bolívia e põe fim ao domínio da esquerda após quase 20 anos
🛍️ Achadinhos VIPs do dia:
🚨 Produtos com frete grátis que estão esgotando em minutos!
👉 Garanta os seus agora: achadinhosvipsbr.com.br