Política
Lula processa Pablo Marçal por acusação de desvio: entenda o caso

Lula aciona justiça contra Pablo Marçal por acusações de desvio
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) acionou a Justiça contra o empresário Pablo Marçal, candidato do PRTB à Prefeitura de São Paulo, após declarações feitas por Marçal durante uma sabatina na GloboNews na última segunda-feira (26). Na ocasião, o empresário acusou Lula de ter “desviado mais de um trilhão com a quadrilha que ele tinha”, uma afirmação que o petista considera difamatória e prejudicial à sua imagem.
O pedido de interpelar judicialmente Pablo Marçal foi formalizado pela Advocacia-Geral da União (AGU) na Justiça Federal de São Paulo. De acordo com a AGU, é possível inferir a ocorrência de crimes de difamação e ofensas à honra do ex-presidente. A ação busca esclarecimentos por parte de Marçal sobre o teor das suas declarações, que, segundo a AGU, envolvem imputações de crimes graves e quantias expressivas que não foram adequadamente explicadas durante a entrevista.
Para a AGU, a gravidade das acusações torna imperativa a necessidade de esclarecimento por parte do empresário, uma vez que suas declarações não estavam diretamente relacionadas ao contexto da entrevista, e as imputações feitas contra Lula carecem de explicações mais detalhadas. O órgão argumenta que tais alegações podem causar sérios danos à reputação do presidente, além de configurar crimes contra a honra, o que justifica a ação judicial.
A ação movida por Lula contra Pablo Marçal reflete a postura do governo em responder de forma enérgica a acusações que considera infundadas e prejudiciais. Resta agora à Justiça Federal de São Paulo decidir sobre o andamento do processo e se Marçal será obrigado a esclarecer as suas declarações.
Leia Também:
- Desespero Toma Conta do STF para 7 de Setembro: Informação Envolvendo Bolsonaro Vaza
- Partido de extrema-esquerda ironiza decisão de Alexandre de Moraes: “Nem o TSE levou a sério”
📲 Participe Gratuitamente do Nosso Canal Exclusivo no WhatsApp. 🔔 Clique e Siga para Notícias em Tempo Real!