Política
Grave Revelação: Ex-Ministro de Lula Ordenou Omissão de Alerta em Relatório da Abin, Aponta Jornal

Revelação de Escândalo Envolvendo Ex-Ministro e Abin
A Folha de S.Paulo divulgou uma reportagem que representa uma grave revelação: o ex-ministro de Lula, Gonçalves Dias, teria ordenado a omissão de alertas em um relatório oficial da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Os alertas em questão tratavam da ameaça de invasão aos prédios dos Três Poderes em Brasília, que ocorreu de fato no dia 8 de janeiro.
Dias, que comandava o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) no governo Lula, supostamente instruiu a Abin a adulterar o relatório antes de enviá-lo ao Congresso Nacional. O documento omitiu as mensagens de alerta da agência que foram enviadas diretamente para ele por meio do aplicativo de mensagens WhatsApp. No total, 11 alertas importantes foram removidos do primeiro relatório.
Os informes omitidos eram parte de uma troca de informações que ocorreram entre 2 e 8 de janeiro, enviadas pela Abin a várias instituições e autoridades. No entanto, Dias argumentou que essas mensagens foram excluídas porque não foram transmitidas por canais oficiais.
Você também pode Gostar: Vídeo revela desespero de Luiza Trajano: ‘Excesso insustentável de mercadoria no Magazine Luiza’
O ex-ministro, que também trabalhou na segurança do ex-presidente Lula durante seus dois primeiros mandatos e na campanha de 2022, renunciou ao GSI em 19 de abril. Ele tomou essa decisão após a CNN obter imagens que o mostravam dentro do Planalto interagindo com vândalos que danificaram o prédio.
Um segundo relatório, contendo os 11 alertas originalmente enviados ao ex-ministro, só chegou ao Congresso no mês passado. A Folha de S.Paulo informa que a atual direção da Abin forneceu voluntariamente este documento à Comissão de Atividades de Controle de Inteligência (CCAI) após a Procuradoria-Geral da República (PGR) solicitar os informes.
O advogado de Dias, André Callegari, emitiu uma nota afirmando que não pode comentar sobre o assunto, mas que está respondendo a todas as investigações oficiais.
Receba notícias exclusivas no nosso grupo do WhatsApp! Clique aqui para entrar.
Leia também: Luiza Trajano Confessa Medo de Falência e Implora por Redução de Juros
-
Política4 dias ago
Governo Lula pede ao STF a suspensão de processos que cobram devolução por fraudes no INSS
-
Economia2 dias ago
Escândalo Fiscal: Lula gasta R$ 324 bilhões fora da meta fiscal
-
Política6 dias ago
Mauro Cid cai em contradição e defesa de Bolsonaro reage com áudio explosivo
-
Economia4 dias ago
MP polêmica: governo Lula publica medida que eleva impostos de forma agressiva
-
Política4 dias ago
Gilmar Mendes diz que ministros do STF admiram o regime chinês
-
Política4 dias ago
Governo Lula corta verbas e enfraquece combate ao tráfico e facções criminosas.
-
Política6 dias ago
O Que Bolsonaro Disse ao STF? Declarações Impactantes no Inquérito do Suposto Golpe
-
Política5 dias ago
Zanin acompanha maioria do STF e vota por regular redes sociais
-
Política3 dias ago
Delação em risco: Revista Veja expõe suposta mentira de Mauro Cid ao STF
-
sem categoria6 dias ago
Tentaram de tudo! Interrogatório de Bolsonaro chega ao fim e as narrativas estão destruídas
-
Política6 dias ago
Moraes ironiza pedido de advogado de Augusto Heleno
-
Política6 dias ago
Em resposta ao STF, Bolsonaro reforça que reunião com embaixadores é prerrogativa presidencial