Economia
Governo Lula tenta excluir alimentos e Embraer da tarifa de 50% imposta por Trump

Alimentos e Embraer são foco do governo Lula em negociação com EUA para evitar tarifas de 50%
Faltando poucos dias para a entrada em vigor das novas tarifas de 50% sobre produtos brasileiros nos Estados Unidos, o governo Lula intensificou suas ações diplomáticas para tentar barrar a medida. As negociações, lideradas pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, visam excluir alimentos e aeronaves da Embraer da lista dos produtos que sofrerão o aumento tributário.
Entre os itens que o Brasil busca proteger, estão o suco de laranja e o café — ambos com forte peso na pauta de exportações. O país é o maior produtor mundial de suco de laranja, exportando 95% da produção, sendo que 42% desse volume vai para os Estados Unidos. De janeiro a maio de 2025, os americanos importaram 2,87 milhões de sacas de café brasileiro, representando 17,1% do total exportado, segundo o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé).
Governo Lula tenta proteger setores estratégicos com apoio diplomático e econômico
O Planalto também busca adiar o anúncio da tarifa e garantir a retirada das aeronaves da Embraer da lista. A justificativa apresentada é que a fabricante brasileira depende de componentes norte-americanos e tem nos EUA seu principal mercado na aviação regional.
Sem resposta oficial de Washington, o governo estuda medidas de retaliação, ao mesmo tempo em que retém a divulgação de um plano de contingência. Segundo fontes da equipe econômica, a proposta de proteção às empresas afetadas já foi finalizada, mas aguarda aval do presidente Lula.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que apresentou ao presidente todas as opções disponíveis, reforçando que o foco permanece na negociação. “Alckmin está em contato permanente com as autoridades norte-americanas. O Brasil não vai sair da mesa de negociação”, declarou.
Haddad também deixou claro que nenhuma decisão será tomada antes de conhecer o conteúdo completo do ato executivo dos EUA sobre o comércio bilateral. Questionado sobre eventuais reações, limitou-se a dizer que o governo ainda avalia como responderá.
Plano de contingência prevê crédito e proteção a empregos
Entre as alternativas analisadas pelo governo, está a criação de um fundo emergencial para oferecer crédito facilitado às empresas atingidas. Também estão sendo consideradas medidas para preservação de empregos, nos moldes dos programas criados durante a pandemia.
Em entrevista coletiva, Alckmin destacou a importância da diplomacia, mas reconheceu que o plano de contingência está pronto para ser executado se necessário. “O plano é bem estruturado e completo, mas todo nosso esforço agora está concentrado na solução diplomática”, afirmou. “Estamos dialogando pelos canais institucionais e com a devida reserva.”
No último domingo (27), o ex-presidente Donald Trump confirmou que as tarifas sobre produtos brasileiros passarão a valer a partir de 1º de agosto. Caso seja implementada, a alíquota de 50% representará uma das mais altas já impostas contra o Brasil no cenário global.
- Leia Também:
- Escalada de tensão: Ministério da Justiça desautoriza Moraes e reforça denúncia da Rumble
- Hugo Motta e Alcolumbre Têm Última Chance Antes da Lei Magnitsky Cair Como Bomba!
- 🚨 Saiu agora e já tá quase esgotando! Achadinhos com frete grátis que somem em minutos! Acesse agora 👉 https://achadinhosvipsbr.com.br

-
Política2 dias ago
Moraes Choca o País: Militares São Obrigados a Tirar a Farda no STF
-
Política3 dias ago
Pacheco se Rende a Lula, Ataca Anistia e Exalta STF em Discurso Polêmico
-
Política7 dias ago
Crise internacional: Alcolumbre e Motta podem sofrer sanções dos EUA
-
Política6 dias ago
Mudança de tom: Moraes diz que nunca proibiu Bolsonaro de falar
-
Política6 dias ago
Confissão bomba: General revela plano para matar Lula, Alckmin e Moraes
-
Política7 dias ago
Moraes Mira Esposa de Eduardo Bolsonaro e Revolta Explode na Direita – Veja o Que Ele Fez Agora!
-
Política2 dias ago
Refúgio diplomático: filhos de Barroso abrigados em consulado, diz repórter
-
Política7 dias ago
Monarquista protocola no Senado pedido de impeachment de Barroso e Dino por declarações contra Bolsonaro
-
Política6 dias ago
Nova reviravolta: TRE-AM afirma ao STF que Bolsonaro e aliados do núcleo 1 não possuem antecedentes criminais
-
Mundo2 dias ago
Escalada de tensão: Ministério da Justiça desautoriza Moraes e reforça denúncia da Rumble
-
Política1 dia ago
Lula vai ligar para Trump? Tentativa desesperada para evitar prejuízo bilionário
-
Política3 dias ago
Trump fecha com as maiores potências e deixa Lula completamente isolado