Economia
Gabriel Galípolo afirma que a taxa Selic continuará alta por mais tempo

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Taxa Selic deve seguir elevada devido à inflação fora da meta, afirma Galípolo
O presidente do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, afirmou nesta quarta-feira (27) que a taxa básica de juros, a Selic, deverá permanecer em patamar elevado por um período mais prolongado. Atualmente fixada em 15% ao ano, a taxa reflete a tentativa de controlar a inflação, que segue acima da meta estabelecida.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Durante participação em evento da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), Galípolo justificou a manutenção da política monetária restritiva.
— Temos reforçado que a taxa de juros precisa continuar nesse nível alto por mais tempo justamente porque a meta de inflação foi descumprida — destacou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O presidente do BC utilizou uma metáfora para explicar a análise do cenário inflacionário:
— Estamos olhando a inflação pelo retrovisor, mas é necessário conduzir o carro observando o para-brisa. Ou seja, analisamos a meta de inflação em um horizonte relevante. E, para os próximos 18 meses, as projeções de mercado para 2025 ainda estão fora da meta — explicou.
Galípolo também mencionou fatores que pressionam os índices de preços, como o aumento da renda do trabalhador e a queda histórica do desemprego.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
— Estamos com o menor nível de desemprego da série histórica e com a renda mais elevada, o que naturalmente contribui para a inflação — concluiu.
A expectativa de juros elevados por mais tempo tem impacto direto em diversos setores da economia, especialmente no crédito, nos investimentos e no consumo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
📢 Você também vai se interessar por:
➡️ Banco do Brasil reage após decisão polêmica de Flávio Dino
➡️ URGENTE: Banco do Brasil aciona AGU para intimidar de nomes da direita
🛍️ Achadinhos VIPs do dia:
🚨 Produtos com frete grátis que estão esgotando em minutos!
👉 Garanta os seus agora: achadinhosvipsbr.com.br
