Notícias | Geral
Datafolha Revela: brasileiros apoiam as sanções dos EUA contra Moraes

Maioria dos brasileiros aprova sanções dos EUA contra Alexandre de Moraes, segundo pesquisa Datafolha
Um levantamento realizado pelo instituto Datafolha, divulgado nesta sexta-feira (1º), revela que 47% dos brasileiros apoiam a decisão dos Estados Unidos de revogar o visto do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A medida, tomada pelo governo do presidente Donald Trump, também atinge outros membros da Corte. Por outro lado, 42% dos entrevistados se mostraram contrários à sanção.
Os dados detalhados indicam:
- 33% concordam totalmente com a medida;
- 14% concordam em parte;
- 1% não concordam nem discordam;
- 13% discordam em parte;
- 29% discordam totalmente;
- 10% não souberam opinar.
A pesquisa ouviu 2.004 brasileiros com 16 anos ou mais, nos dias 29 e 30 de julho. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
O levantamento foi concluído antes do agravamento da crise diplomática entre Brasil e Estados Unidos. Em 30 de julho, o governo Trump incluiu Alexandre de Moraes na lista de sanções da Lei Magnitsky. A legislação permite punições unilaterais a indivíduos estrangeiros acusados de violações de direitos humanos. Com isso, todos os eventuais bens de Moraes em território americano foram bloqueados, e cidadãos dos EUA estão proibidos de manter relações comerciais com o ministro.
A revogação do visto de Moraes ocorreu no dia 18 de julho. O anúncio foi feito pelo secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio. Em uma publicação na rede social X (antigo Twitter), Rubio declarou:
“O presidente Trump deixou claro que seu governo responsabilizará estrangeiros responsáveis pela censura de expressão protegida nos Estados Unidos. A caça às bruxas política do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, contra Jair Bolsonaro criou um complexo de perseguição e censura tão abrangente que não apenas viola direitos básicos dos brasileiros, mas também se estende além das fronteiras do Brasil, atingindo os americanos.”
Em resposta, Moraes afirmou que o STF “não irá se envergar a ameaças covardes e infrutíferas”. Segundo o ministro, os trabalhos na Corte seguirão normalmente, ignorando as sanções impostas:
“As ações prosseguirão. O rito processual do STF não se adiantará, não se atrasará. O rito processual do STF irá ignorar as sanções praticadas. Esse relator vai ignorar as sanções que lhe foram aplicadas e continuar trabalhando, como vem fazendo, no plenário, na Primeira Turma, sempre de forma colegiada.”
A inclusão de Alexandre de Moraes na Lei Magnitsky intensifica a tensão entre Brasil e Estados Unidos e deve movimentar o cenário político e diplomático nos próximos dias.
- Leia Também:
- Jurista alerta: Gesto obsceno de Moraes configura crime de responsabilidade
- Globo exposta: jornalista é humilhada em loja com gritos de “Vocês são insuportáveis, fazem jornalismo de lixo” (veja o vídeo)
- 🚨 Saiu agora e já tá quase esgotando! Achadinhos com frete grátis que somem em minutos! Acesse agora 👉 https://achadinhosvipsbr.com.br
