Brasil
Bolsonaro compara denúncia da PGR a crime de ficção científica

Ex-presidente Bolsonaro compara acusação da PGR a uma narrativa fictícia, questionando ausência de provas e reforçando crítica ao sistema judicial
Durante entrevista ao Poder360 nesta terça-feira (15.jul.2025), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) reagiu com ironia à denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR), que pede sua condenação por tentativa de golpe de Estado. Segundo Bolsonaro, a acusação equivale a ser responsabilizado por “matar um marciano”.
“Não teve armas. Se pegar as polícias legislativas da Câmara e do Senado, nenhuma arma foi apreendida. É uma denúncia que fica difícil de se defender. É quase você se defender, por exemplo, de ter matado um marciano. E nem o corpo do marciano estava lá”, afirmou Bolsonaro.
A declaração foi feita durante entrevista ao vivo, transmitida no canal do jornal digital no YouTube, conduzida pelas jornalistas Simone Kafruni e Mariana Haubert.
PGR pede condenação de Bolsonaro e ex-aliados por tentativa de golpe
Na denúncia apresentada na segunda-feira (14.jul), o procurador-geral Paulo Gonet solicita a condenação de Bolsonaro e outros sete ex-integrantes de seu governo por crimes relacionados à suposta tentativa de abolição violenta do Estado democrático de Direito.
A acusação inclui os seguintes crimes:
- Liderança de organização criminosa armada
- Tentativa de abolição violenta do Estado democrático de Direito
- Dano qualificado pela violência e grave ameaça
- Deterioração de patrimônio público tombado
Além de Bolsonaro, são alvos da denúncia:
- Alexandre Ramagem (PL-RJ), deputado federal e ex-diretor da Abin
- Almir Garnier, ex-comandante da Marinha
- Anderson Torres, ex-ministro da Justiça
- Augusto Heleno, ex-ministro do GSI
- Mauro Cid, ex-ajudante de ordens da Presidência
- Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa
- Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil
Segundo a PGR, os denunciados teriam participado de um plano para reverter o resultado das eleições de 2022 e impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, utilizando-se da estrutura do Estado.
A defesa de Bolsonaro tem negado as acusações e afirma que não há elementos concretos que sustentem a denúncia. O ex-presidente também destaca a ausência de qualquer apreensão de armas ou ações violentas que caracterizassem o alegado golpe.
- Leia Também:
- Chanceler russo expõe Lula como criador da moeda do Brics
- Mais de 400 mil estrangeiros receberam Bolsa Família em 2024 — veja os dados
- 🚨 Saiu agora e já tá quase esgotando! Achadinhos com frete grátis que somem em minutos! Acesse agora 👉 https://achadinhosvipsbr.com.br
