Notícias | Geral
Alerta diplomático: Apenas três ministros do STF não tiveram seus vistos cancelados; saiba quais
Apenas três ministros do STF mantiveram seus vistos para os EUA
Dos 11 ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), apenas três não tiveram os vistos para os Estados Unidos cancelados: Luiz Fux, Kassio Nunes Marques e André Mendonça. A informação foi revelada por apuração da colunista Mariana Sanches, do portal UOL, e divulgada nesta sexta-feira (18).
A decisão partiu do governo norte-americano, por meio do secretário de Estado do presidente Donald Trump, Marco Rubio. Segundo Rubio, a medida tem efeito imediato e foi motivada por ações do STF que estariam violando direitos fundamentais.
Rubio apontou diretamente Alexandre de Moraes como responsável por uma série de decisões que, segundo ele, configuram perseguição política contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e violam liberdades básicas dos cidadãos brasileiros.
“A perseguição política promovida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal do Brasil, Alexandre de Moraes, contra Jair Bolsonaro criou um ambiente de censura tão abrangente que ultrapassa as fronteiras do Brasil, afetando até cidadãos americanos”, afirmou Rubio na rede social X.
A sanção dos Estados Unidos foi anunciada no mesmo dia em que Alexandre de Moraes impôs medidas restritivas contra Bolsonaro, incluindo o uso de tornozeleira eletrônica, recolhimento domiciliar noturno, proibição de utilizar redes sociais e impedimento de contato com investigados, como o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP). Também foi cumprido um mandado de busca e apreensão na residência do ex-presidente.
Ministros que tiveram vistos revogados
Conforme a apuração, os seguintes ministros do STF tiveram seus vistos revogados:
- Alexandre de Moraes
- Luís Roberto Barroso
- Gilmar Mendes
- Cármen Lúcia
- Dias Toffoli
- Edson Fachin
- Cristiano Zanin
- Flávio Dino
A medida inclui também familiares dos magistrados. O governo Trump declarou que a política visa responsabilizar autoridades estrangeiras envolvidas em práticas que atentem contra a liberdade de expressão, mesmo fora do território americano.
- Leia Também:
- Jornalista da CNN chama Bolsonaro de “Bozo” ao vivo e gera revolta
- Lula volta atrás e desiste de represália aos EUA: entenda o recuo
- 🚨 Saiu agora e já tá quase esgotando! Achadinhos com frete grátis que somem em minutos! Acesse agora 👉 https://achadinhosvipsbr.com.br
