Deputado bolsonarista tem mandato cassado
Nesta terça-feira (16), o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) decidiu cassar o mandato do deputado federal Mauricio Marcon, filiado ao partido Podemos. A decisão, que ainda cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foi motivada por alegações de fraude à cota de gênero nas eleições de 2022.
Segundo as informações, o partido de Marcon teria utilizado a candidatura de Kátia Felipina Galimberti Britto como uma suposta laranja para cumprir a cota mínima de mulheres. Kátia Felipina recebeu apenas 14 votos, demonstrando escassa atividade de campanha, além de um investimento irrisório de apenas R$ 235 para distribuição de materiais eleitorais.
A relatora do processo, desembargadora Patrícia Silva Oliveira, enfatizou os indícios de manipulação na candidatura de Kátia, destacando a ausência de atividades de campanha significativas, falta de presença nas redes sociais e em veículos de comunicação como a TV, e a baixa alocação de recursos pelo partido na candidata.
Apesar da controvérsia, Marcon obteve mais de 140 mil votos na última eleição, sem recurso a financiamento público. É considerado um dos parlamentares mais ativos da atual legislatura. A candidata Kátia Felipina entrou na disputa eleitoral substituindo uma candidata que desistiu, apenas 10 dias antes do pleito, limitando severamente o tempo disponível para sua campanha.
Veja vídeo:
Leia Também:
- A verdade por trás da suposta “bomba” contra Jair Bolsonaro, ouça o áudio
- Senador acusa delegado da Polícia Federal de ser “Capataz de Moraes”
📲 Participe Gratuitamente do Nosso Canal Exclusivo no WhatsApp. 🔔 Clique e Siga para Notícias em Tempo Real! 🌟