Governo
Ex-Coordenadora do MST Promovida pelo Governo Lula Assume Secretaria-Executiva de Ministro
Governo Lula Nomeia Ex-Coordenadora do MST para Cargo de Alta Relevância
Kelli Cristine de Oliveira Mafort, anteriormente coordenadora do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), recebeu uma significativa promoção no atual governo de Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT). A nomeação de Mafort para o cargo de secretária-executiva da Secretaria-Geral da Presidência, liderada pelo ministro Márcio Macêdo (PT), foi oficializada nesta terça-feira.
Em 2016, Mafort esteve à frente da ocupação da fazenda de João Baptista Lima Filho, conhecido associado do então vice-presidente Michel Temer, no interior de São Paulo. Na época, em declarações ao jornal O Globo, Mafort destacou que a ocupação foi realizada pacificamente e que o grupo pretendia permanecer no local por um período indeterminado.
A indicação para a nova posição foi formalmente estabelecida no Diário Oficial da União. Em suas redes sociais, Kelli Mafort expressou gratidão pela nomeação, mencionando sua conexão com diversos movimentos sociais e sindicais. “Agradeço aos movimentos sociais, populares, urbanos, do campo, indígenas e quilombolas, aos movimentos sindicais e organizações da sociedade civil pelo permanente compartilhar”, disse ela.
Antes de ser promovida, Mafort já ocupava um cargo de confiança na Secretaria-Geral da Presidência, atuando como chefe da Secretaria Nacional de Diálogos Sociais e Articulação de Políticas Públicas. Além de sua trajetória no movimento social, ela possui um doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e formação em Pedagogia.
A mudança no quadro da Secretaria-Executiva ocorreu após a demissão de Maria Fernanda Coelho do cargo, motivada, segundo a pasta, por “questões pessoais”. Poucos dias após a saída de Coelho, o Ministério Público demandou que o Tribunal de Contas da União investigasse a aquisição de passagens aéreas pelo ministro Márcio Macêdo e sua equipe durante o pré-carnaval em Aracaju. O subprocurador Lucas Furtado mencionou na representação que Maria Fernanda Coelho teria se demitido por se recusar a assinar a liberação de fundos públicos para a compra desses bilhetes.
A promoção de Kelli Mafort, dada sua história no MST, tem gerado discussões em diversos setores da sociedade, especialmente entre os críticos do governo Lula e observadores conservadores, que veem com cautela a crescente influência de ex-militantes de movimentos sociais em posições estratégicas do governo.
Você também pode gostar: Ministra de Lula e Irmã de Marielle Tenta Explicar ‘Racismo Ambiental’, Mas é Desmoralizada; Veja o Vídeo:
📢 Receba notícias pelo WhatsApp. Entre grátis no nosso canal. Clique e siga!
-
Política3 meses ago
Bolsonaro não contém as lágrimas durante discurso emocionante de Nikolas, veja vídeo
-
Política3 meses ago
Nikolas, ao lado de Milei, faz afirmação desmoralizante sobre Lula, assista ao vídeo
-
Política2 anos ago
Luciano Hang: Saiba a verdade sobre o empresário fechar suas lojas em protesto
-
Economia2 anos ago
Lojas Americanas: CPI irá desvendar os detalhes da fraude contábil que chocou o mercado financeiro
-
TV3 meses ago
Queda de audiência: GloboNews perde 38% do público e registra menos de 1 ponto
-
Política3 meses ago
Valdemar Costa Neto garante: “Bolsonaro será nosso candidato em 2026”
-
Política3 meses ago
Wajngarten crítica a PF: Relatório é Taxado de ‘Ficção de Quinta’, Entenda o Caso
-
Política5 meses ago
Revelação Bombástica: Mauro Cid Expõe Verdades Ocultas e Envolvimento de Mourão
-
Famosos5 meses ago
Ivete Sangalo Cancela Turnê e Choca Fãs com Motivo Humilhante – Saiba Tudo!
-
Política3 meses ago
Bolsonaro sobre erro da PF: “Outras correções virão”
-
Política2 anos ago
Vice de Simone Tebet faz revelação bombástica sobre Lula às vésperas da eleição, por essa PT não esperava
-
Política4 meses ago
Ladrão foi assaltar loja de celular e se deu mal, veja vídeo