Economia
Haddad nega que estatais tiveram déficit recorde
Haddad nega déficit recorde nas estatais e atribui números a investimentos
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou na última segunda-feira (30) que as estatais não apresentaram um déficit recorde, mesmo após o Banco Central divulgar um levantamento que aponta um rombo de R$ 6,04 bilhões entre janeiro e novembro deste ano. O valor, que envolve 13 empresas estatais não dependentes do Tesouro, é o maior já registrado no período desde o início da série histórica, em 2002.
Para Haddad, os números apresentados são um reflexo da metodologia contábil utilizada e não da real saúde financeira das empresas. Ele sugeriu que fossem observados os esclarecimentos fornecidos pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), liderado por Esther Dweck, que também questionou a avaliação feita pelo Banco Central.
— Não é verdade. Às vezes, a contabilidade das estatais não é a mesma da contabilidade pública. Então, quando você faz investimento, às vezes aparece como déficit, o que não é — afirmou o ministro.
Governo contesta dados do Banco Central
Segundo Dweck, a metodologia do Banco Central leva em conta apenas receitas e despesas no mesmo ano, ignorando recursos acumulados anteriormente. A ministra destacou que muitas empresas realizaram investimentos utilizando fundos guardados em exercícios anteriores.
— Estatais devem ser avaliadas pelo resultado da contabilidade empresarial. Quando realizam um investimento, esse gasto é amortizado ao longo do tempo, não sendo contabilizado como uma despesa integral no mesmo ano — defendeu.
Dweck também revelou que nove das 13 empresas analisadas registraram lucro, com algumas delas pagando altos dividendos aos acionistas. Ela justificou que parte do déficit aparente foi causada por decisões tomadas durante o governo de Jair Bolsonaro, quando diversas estatais foram incluídas no Plano Nacional de Desestatização, restringindo seus investimentos.
Correios e mais duas empresas no vermelho
Apesar das explicações, a ministra admitiu que três empresas, incluindo os Correios, apresentaram prejuízos no período analisado. Ela garantiu que o governo está atento à situação financeira das estatais e que medidas já estão sendo tomadas para reestruturar essas empresas.
— Não à toa, o presidente Lula assinou recentemente um decreto para reestruturar as estatais e melhorar a saúde financeira delas — concluiu.
Críticas e questionamentos
As declarações de Haddad e Dweck levantaram críticas e questionamentos. Especialistas apontam que o déficit recorde, mesmo com justificativas contábeis, não deixa de ser um alerta sobre a gestão financeira das empresas estatais. O discurso de que o déficit seria reflexo de investimentos soa como uma tentativa de suavizar a situação, mas os números apresentados pelo Banco Central falam por si.
Leia Também:
- Denúncia Explosiva: Polícia Federal acusada de manipular provas contra bolsonarista
- Radialista faz declaração polêmica contra Bolsonaro: ‘Presidente Mais Cagão do Brasil’
📢 RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO DIRETAMENTE NO SEU WHATSAPP. 👈
Não Deixe a Verdade Ser Calada
A perseguição aos sites de direita alcançou um nível crítico.
O News Atual está sob fogo cerrado. Governo, grandes mídias e grupos poderosos fazem de tudo para nos derrubar, pois não querem que você enxergue os fatos que eles escondem.
Sem o seu apoio, não conseguiremos manter este portal no ar. É exatamente isso que eles querem: silenciar vozes conservadoras e acabar com o pouco de liberdade que ainda resta.
🎁 Ganhe um E-Book Revelador
Ao assinar nossos planos VIP, Mensal ou Anual, você recebe imediatamente um e-book que grandes veículos de mídia e o governo lutam para censurar. Descubra detalhes explosivos da trajetória de Jair Bolsonaro e por que eles têm pavor que você saiba dessas verdades.
Assine hoje e libere seu acesso imediato ao e-book que eles tanto temem.
-
Política7 meses ago
Bolsonaro não contém as lágrimas durante discurso emocionante de Nikolas, veja vídeo
-
Política7 meses ago
Nikolas, ao lado de Milei, faz afirmação desmoralizante sobre Lula, assista ao vídeo
-
Economia2 anos ago
Lojas Americanas: CPI irá desvendar os detalhes da fraude contábil que chocou o mercado financeiro
-
Política2 anos ago
Luciano Hang: Saiba a verdade sobre o empresário fechar suas lojas em protesto
-
Mundo2 meses ago
Confira: A resposta de Elon Musk a Janja que viralizou nas redes
-
TV7 meses ago
Queda de audiência: GloboNews perde 38% do público e registra menos de 1 ponto
-
Política7 meses ago
Valdemar Costa Neto garante: “Bolsonaro será nosso candidato em 2026”
-
Política7 meses ago
Wajngarten crítica a PF: Relatório é Taxado de ‘Ficção de Quinta’, Entenda o Caso
-
Política8 meses ago
Revelação Bombástica: Mauro Cid Expõe Verdades Ocultas e Envolvimento de Mourão
-
Famosos8 meses ago
Ivete Sangalo Cancela Turnê e Choca Fãs com Motivo Humilhante – Saiba Tudo!
-
Política7 meses ago
Bolsonaro sobre erro da PF: “Outras correções virão”
-
Política2 anos ago
Vice de Simone Tebet faz revelação bombástica sobre Lula às vésperas da eleição, por essa PT não esperava